Resenha do filme - uma prova de amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como em Diário de uma Paixão, Nick Cassavetes acredita que, enquanto houver memória, existe vida
Marcelo Hessel
10 de Setembro de 2009

Dados técnicos
Uma Prova de Amor
My Sister's Keeper
EUA , 2009- 109
Drama
Direção:
Nick Cassavetes
Roteiro:
Nick Cassavetes, Jeremy Leven, Jodi Picoult (livro)
Elenco:
Sofia Vassilieva, Abigail Breslin, Cameron Diaz, Jason Patric, Evan Ellingson, AlecBaldwin, Joan Cusack, Heather Wahlquist

Quem já viu Diário de uma Paixão (The Notebook, 2004) pode se sentir familiarizado com a estrutura de Uma Prova de Amor, o sexto longa-metragem de NickCassavetes. Mais uma vez temos um embate, via flashbacks, entre uma realidade que dói e afetos que ficaram no passado. Antes era a história de um casal. Agora, de uma família.
Kate (Sofia Vassilieva) sempreconviveu com uma leucemia, mas hoje, aos 15 anos, sua vida é mais infeliz do que antes. Seus pais (interpretados por Cameron Diaz e Jason Patric) discutem, o irmão mais velho (Evan Ellingson) se sentenegligenciado e a caçula de 13 anos (Abigail Breslin) - concebida em proveta para doar um rim à irmã doente - quer decidir sozinha o que fazer com o próprio corpo, nem que tenha que lutar por isso najustiça.
Parece sinopse daqueles telefilmes de tribunal apelativos, mas o fato é que o caso judicial fica em segundo plano, e a prioridade é narrar a história de vida de Kate. Como no filme de 2004,Cassavetes bate e assopra: a doença no presente é cruel e impactante (antes eram as crises de raiva provocadas pelo Alzheimer da personagem de Gena Rowlands, agora são os vômitos e os sangramentos deKate), já o passado guarda lembranças, mesmo aquelas associadas ao câncer, dignas de serem revisitadas.
A memória é chave nesses dois filmes do filho de John Cassavetes. Em Diário de Uma Paixão, elasprecisam ser resgatadas a todo tempo pelo personagem de James Garner, por conta da doença degenerativa de Rowlands, para que o amor dos dois não se apague. Em Uma Prova de Amor, Kate tem em seu...
tracking img