Resenha do filme the corporation

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha - The Corporation


O assunto abordado no filme é sobre como o capitalismo moderno vêm se desenvolvendo através do poder que as corporações têm sobre a população, sua cultura, política eeconomia de diversos países por conta das guerras civis e da Revolução Industrial. Os autores analisam as diferentes formas que elas agem, a natureza, evolução, o impacto e o possível futuro dacorporação moderna. Além disso, fazem uma analogia com a igreja antigamente, a monarquia e o partido comunista, por todos esses serem onipresentes e dominantes.

O documentário também critica ereflete a fabricação de grande escala dos produtos, a sociedade globalizada, as patentes de seres vivos, o mal que fazem aos animais e ao meio ambiente, a falta de preocupação das empresas com a saúdede seus funcionários e o modo que eles trabalham em suas fábricas, entre outros temas.

O filme tem como papel principal mostrar como atuam as grandes corporações para todosconsumidores. Para isso, opiniões de presidentes de empresas globalizadas, jornalistas e especialistas em diversas áreas – ambientalistas, psiquiatra, acadêmicos etc. - são mostrados. Bem como fatos históricos,documentos e declarações, como as dos repórteres, por exemplo, os quais foram chantageados para manipular a reportagem feita sobre uma empresa de agronegócio. Como também o fato que os advogados dasempresas usaram a 14ª emenda, da constituição americana, para exigir o fim das restrições legais que limitavam as atividades das primeiras corporações, agora é apresentado por eles como “pessoasjurídicas” cerceadas em seus direitos.

Para convencer os espectadores, os autores também mostram que as corporações dizem ter o papel de “responsabilidade social”, que seus produtos são para amelhoria da sociedade. Entretanto, as empresas visam somente o lucro, maximizar sua riqueza ao longo do tempo. Na verdade, não há o mínimo de responsabilidade, já que as empresas pagam mal aos...
tracking img