Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA

PRIMEIROS

SOCORROS


Curso: Técnico em Enfermagem
Sala: 406 BL II 4º andar
Alunas: Sâmela e AngélicaPRIMEIROS SOCORROS

Pesquisa feita no Corpo de Bombeiros ¬¬¬¬– Diretoria de Apoio Logístico no dia 14/05/2012
Av. Amazonas, 3155 – Barroca - Belo Horizonte

Entrevistado: Soldado Cesar


O que é Primeiros Socorros?

SD Cesar: “É o atendimento rápido e imediato que se presta a uma vítima, sendo esta de trauma ou um caso clinico e tem o objetivo de manter essavítima viva até a chegada ao hospital”.

Complemento de outra fonte de pesquisa: As primeiras providências a serem tomadas é a rápida avaliação da vítima; observar as condições que possam ameaçar ou agravar o estado da vítima, utilizando técnicas simples; acionar corretamente o serviço de emergência local (as providencias devem ser tomadas apenas por pessoas com conhecimento de primeiros socorros)Primeira providencia em caso de acidente automobilístico?

SD Cesar: “O primeiro procedimento é chamar o socorro ligando para 193 – Bombeiro ou 192 – SAMU e verificar se o local está seguro para o atendimento do socorrista, em seguida aguardar a chegada do socorro”.

Complemento de outra fonte de pesquisa: O uso de triângulos, galhos de árvores ou outros objetos, usados para sinalizar olocal do acidente, devem sempre ser colocados a uma distancia razoável. Em média, um passo longo para cada quilômetro de velocidade ( velocidade permitida no local). À noite, com chuva, neblina estas distâncias devem ser dobradas.

Quando acionar o Corpo de Bombeiros?

SD Cesar: “Acionar o Bombeiro através do 193 toda vez que ocorrer um acidente com qualquer cidadão ou quando houver um riscoiminente de acontecê-lo.”

Complemento de outra fonte de pesquisa: Acionar o Corpo de Bombeiros quando houver vítimas presa as ferragens; qualquer perigo como: fogo, fumaça, faíscas, vazamento de substâncias como gases, líquidos, combustíveis, ou ainda em locais instáveis como ribanceiras, muros caídos, valas etc.

Quando acionar o SAMU?

SD Cesar: “O SAMU dá prioridade as vítimas de casosclínicos, pessoas que tenham, por exemplo, uma parada cardiorrespiratória, que precisam de um tratamento intensivo, porque o SAMU possui o médico, o enfermeiro, o técnico em enfermagem e pode assim fazer alguns procedimentos que o Bombeiro não pode, como por exemplo, realizar um procedimento de traqueostomia, que só um médico pode fazer e aplicar medicamentos também.”

Complemento de outrafonte de pesquisa: Acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) quando ocorrer qualquer tipo de acidente; mal súbito em via pública ou rodovia; emergência com saúde e acidente de trânsito.

Quando acionar ao Policia Militar?

SD Cesar: “Quando existam pessoas que impeçam a prestação do primeiro socorro, como por exemplo, eu já atendi ocorrência que chegando no local, uma vila, umlugar carente, onde os traficantes não permitiram a entrada dos Bombeiros, tivemos que acionar então a viatura da Polícia Militar para termos a proteção da guarnição e efetuar o socorro daquela pessoa que foi alvejada por um tiro.”

Complemento de outra fonte de pesquisa: Acionar a Polícia Militar – 190, em caso de acidentes em localidades que não possuem sistema de emergência.

Qual o papel dosocorrista?

SD Cesar: “O papel do socorrista, pessoa leiga, é importante, por ele esta próximo ao acidente, é ele que vai solicitar o socorro e fornecer informações do aconteceu no local. È importante ressaltar que a única obrigação do socorrista leigo, é de chamar ajuda, assim ele estará prestando socorro, e não o primeiro socorro. As vezes ele é um contador, um pintor, um pedreiro e não tem...
tracking img