resenha do filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇAO – UEMANET
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB DE SANTA INÊS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TUTOR (A) A DISTÂNCIA: KERLLA VIDAL
PROFESSORA: ANTONIA MÁRCIA SOUSA TORRES
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
ALUNA: PATRÍCIA DA SILVA GONÇALVES


Atividade 1 - PsicologiaOrganizacional
 
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Assista ao filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin disponibilizado no link: e reflita sobre todas as funções do trabalho na vida do homem. A partir daí, elabore um resumo apresentando as funções do trabalho na vida do homem e disserte seu comentário acerca do filme, fazendo um paralelo com o conteúdo estudado nesta disciplina.O trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades, e é com o trabalho que eletambém poderá aperfeiçoá-las. O trabalho faz com que o homem aprenda a conviver em sociedade, com pessoas, com as diferenças, a não ser individualista e pensar no coletivo.
Para a economia, o trabalho faz parte de um dos três fatores da produção, juntamente com a terra e o capital. O trabalho significa que um indivíduo realiza um conjunto de atividades, e recebe um salário por isso, ou seja, otrabalho tem um preço, que é verificado na forma de salário.
No entanto a mais importante função do trabalho é o fator social, o status social que o trabalho proporciona e isso é impagável. No filme tempos modernos, que se passa nas décadas de 30, narra inicialmente a dedicação extrema de um operário por sua função, e valorização do trabalho mecanizado e a pouca importância do ser humanonesse processo, fazendo referencia a teoria científica de Taylor.
Tempos moderno é um filme de 1936 do britânico Charlin Chaplin, que fala sobre a indústria moderna naquela época, o filme é na verdade uma critica ao “Taylorismo”. Onde o personagem principal Charlin Chaplin tenta se adaptar a vida moderna.
Tudo começa dura critica a sociedade da época, um bando de animais correndo no mesmosentido, esbarrando uns nos outros e na sequência um bando de gente andando com pressa a caminho do serviço, também se esbarrando uns nos outros, o que retratava a realidade de como as pessoas eram tratadas no cotidiano, no inicio do expediente de trabalho na fábrica todos batem o cartão de ponto e em seguida vão para os seus respectivos postos de trabalho, o encarregado de ligar e controlar asmáquinas bate a chave e todos começam suas funções. Enquanto o presidente fica em sua lendo jornal apenas e monitorando seus funcionários através de câmeras, insatisfeitos com os resultados da fábrica exige que o encarregado para aumente à velocidade das maquinas, com objetivo de aumentar a produção esta baixa, os funcionários tinham que acompanhar o ritmo proposto das maquinas.
Opersonagem de Charles Chaplin “Carlitos” é responsável por apertar os parafusos e os outros dois colegas deles de martelarem a mesma peça, todos fazendo o mesmo movimento repetitivo de acordo com a sua função, não há tempo para fazer qualquer outro tipo de movimento, pois seus supervisores denominavam desnecessários, tinham que produzir mais e mais no menor tempo possível. A pressão para aumentar aprodução é tanta que outra empresa desenvolveu uma máquina alimentadora para alimentar uma pessoa sem que ela precisasse parar de trabalhar para se alimentar assim ele não iria perder tempo, mas a tentativa foi um fracasso, Carlitos foi à vítima de tal engenhoca. Devido às cobranças e a fadiga dos movimentos repetitivos Carlitos tem um colapso nervoso onde todos pensam que ele ficou...
tracking img