Resenha do filme sonhos tropicais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “Sonhos Tropicais” apresenta a realidade brasileira no final do século XIX, mais especificamente na então capital do país, Rio de Janeiro. Tal realidade está mais evidenciada na área dasaúde, com os problemas de falta de saneamento básico e cuidados de higiene da população, ocasionando no surgimento de diversas doenças infecto-contagiosas, inclusive as sexualmente transmissíveis, causadaspelo grande número de “bordéis” com mulheres advindas de outros países, que comercializavam seus corpos nessas casas de acesso livre para homens, sejam solteiros ou casados, nacionais ouestrangeiros.
Nesse período o médico sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz retorna ao país, após longos anos de estudos na Europa, trazendo conhecimentos novos e experiências amplamente difundidas no continenteeuropeu, além do anseio em colocar em prática no Brasil, tais conhecimentos e tecnologias. De início, ele se depara com uma realidade totalmente oposta àquela vivenciada na Europa. A falta deconhecimento da população aliada ao baixo desenvolvimento científico no país, em especial, na área medicinal, contribuía para a proliferação de diversas doenças como varíola, febre amarela, peste e,consequentemente, no aumento desordenado da mortalidade.
Diante de um quadro tão alastrante, o sanitarista organizou o combate à epidemia da peste bubônica. Segundo Oswaldo, era necessária a criação de umavacina adequada de combate à essa epidemia. No entanto, devido às dificuldades de importação do soro adequado, ele propôs ao governo brasileiro a instalação de um laboratório nacional para fabricaçãodesse soro.
No ano de 1903, Oswaldo Cruz foi nomeado pelo então Presidente Rodrigues Alves, Diretor Geral da Saúde Pública, recebendo assim total liberdade para executar seu plano de ação de combate àsenfermidades mencionadas anteriormente. Então, organizou batalhões de “mata-mosquitos”, encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores da peste. Essa estratégia era baseada no modelo...
tracking img