Resenha do filme sonhos tropicais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “sonhos tropicais” inicia com a chegada de Esther ao Rio de Janeiro, uma jovem judia vinda da Polônia com a promessa de se casar, mas quando chega ao Rio de Janeiro é obrigada a trabalharcomo prostituta em um bordel da Lapa. Esse tipo de situação era comum no inicio do século XX, pois as jovens pobres vinham com a esperança de se casar, ou fugidas do antissemitismo e acabavam se tornandoprostitutas, ou por serem obrigadas ou por falta de opção, eram as chamadas “Polacas” ou “Escravas Brancas”
Ela aporta no mesmo navio em que retorna de Paris Oswaldo Cruz pesquisador e médicosanitarista, em 1899, após alguns anos estudando no Instituto Pasteur, cheio de sonhos de transformar a saúde pública do país. O filme narra a trajetória do maior médico sanitarista brasileiro o qual alémde contribuir para o controle de doenças endêmicas do Rio de janeiro na época, esteve envolvido em estratégias e laços políticos daquele tempo.
O filme destaca muito bem o cenário carioca dessaépoca, principalmente na questão que mostra as várias doenças que assolavam a população da cidade.

A situação do Rio de Janeiro, no início do século XX, era precária. A população sofria com a falta deum sistema eficiente de saneamento básico. Este fato desencadeava constantes epidemias, entre elas, febre amarela, peste bubônica e varíola. A população de baixa renda, que morava em habitaçõesprecárias, era a principal vítima deste contexto. Preocupado com esta situação, o então presidente Rodrigues Alves colocou em prática um projeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade. Omédico e sanitarista Oswaldo Cruz foi designado pelo presidente para ser o chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da cidade. A campanha devacinação obrigatória é colocada em prática em novembro de 1904. Embora seu objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam...
tracking img