Resenha do filme sonho tcheco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “Sonho Tcheco’’, tem estilo de documentário, parecido com reality show, o mesmo é resultado de um trabalho para conclusão do curso de dois estudantes de cinema da República Tcheca. O filme trata da criação e inauguração de um hipermercado, que só tem de real a fachada, para serem realizados com sucesso eles utilizaram todo tipo de publicidade e marketing, com o objetivo de mostrar o poderda publicidade ao convencer e persuadir as pessoas. Esse hipermercado era o sonho de toda a população. A campanha desse hipermercado fictício, tinha data, hora de inauguração.
Ao desenrolar do filme, é interessante notar o processo de criação dessa campanha publicitária, também a visão de empresários que foi construída em cima desses dois estudantes. A equipe de estudantes não sepreocupou somente com a criação da marca do hipermercado, mas também com a imagem deles como proprietários do negócio. Tudo foi projetado de maneira que levasse as pessoas a acreditarem que realmente existia um hipermercado a ser inaugurado. Durante o filme, notam-se pessoas da equipe de publicidade incomodadas com a mentira, chegando a dizer que se os cineastas mentem os publicitários não fazem mesmo. Oque se torna um tanto quanto irônico, pois os publicitários são vistos como mentirosos e manipuladores pela sociedade. Mesmo assim não desistiram, os cineastas estavam realmente dispostos, a ver onde isso ia dar e qual seria a reação das pessoas ao verem que não existia hipermercado nenhum.
A campanha construída foi no mínimo interessante e inusitada. Partindo da ideia de convencer apopulação de que aquele hipermercado não era somente bom, mas sim o melhor, fizeram dele a referência de um sonho de qualquer indivíduo da população tcheca. Para entenderem qual era o sonho da população, realizaram uma pesquisa de mercado, o chamado ‘’briefing’’, e estudaram a opinião pública. Utilizando-se de uma psicologia reversa e instigante, criaram slogans como: “Não gaste seu dinheiro” ou “Nãovenha”. Utilizaram-se também de outdoor, vinhetas, slogans, banners e comerciais em televisão, enfim, fizeram a divulgação completa da inauguração do imaginário hipermercado. É claro que o resultado não podia ser outro, com uma campanha bem elaborada, os publicitários e os estudantes levaram centenas de pessoas a compareceram à inauguração do mesmo e ficarem horas na fila. Essas mesmas pessoas que saíramde suas casas dispostas a viver um sonho de consumo, o verdadeiro sonho tcheco, viram-se frustradas e lesadas ao comparecerem ao local e encontrar nada mais do que uma fachada de um hipermercado, que nunca sequer existiu, por saberem que tudo foi financiado pelo Ministério da Cultura. A repercussão foi tão grande que, essa “brincadeira’’ foi noticiada na TV, rádio, jornais e revistas.O filme não é somente uma crítica, a esse capitalismo e ao consumo exagerado que domina a sociedade, o documentário na sua essência mostra como as pessoas se deixam influenciar pelo poder da persuasão, que é o que leva a refletir até que ponto a publicidade é de fato confiável? Até onde se deve acreditar naquilo que o marketing, mídia e propaganda falam? Então será culpa da publicidade ofato das pessoas ficarem horas em filas, se submetendo a acreditar em qualquer propaganda que aparece nas televisões e jornais? Em parte sim, a publicidade utiliza-se de métodos de persuasão que impregnou de tal modo na sociedade, que hoje ela não só a molda, mas também faz parte dela. O mais curioso de tudo isso, é saber que esse consumo descontrolado está tão inserido na vida das pessoas, que oprograma de final de semana das famílias é ir ao supermercado, fazer compras e mais compras de elementos que na maioria das vezes não precisam.
A comunicação por meio da mídia foi bem representada nesse filme, que remete a curiosa forma de comportamento em termo ao consumismo em população capitalista. A propaganda do supermercado trabalhou com o lado realmente emocional, começando pelo...
tracking img