Resenha Crítica "Sonho Tcheco" e "Consuming Kids"

848 palavras 4 páginas
Resenha crítica do filme “Sonho Tcheco”
Sonho Tcheco conta a história de dois estudantes que possuem um ambicioso projeto de conclusão de curso: criar toda uma publicidade para a inauguração de um hipermercado que nunca chegará a existir. O filme se passa na República Tcheca, país esse, que tinha deixado de ser socialista há pouco mais de 10 anos. Logo, qualquer liberdade de compra para eles, seria considerado uma grande oportunidade.
Ao longo do filme, eles apelam para o grande poder de persuasão das campanhas publicitárias, criando toda identidade visual do hipermercado, banners, flyers, outdoors, propagandas na TV, em pontos de ônibus e etc.
Além disso, estudam o comportamento dos consumidores e criam um panfleto com os produtos com um preço abaixo do praticado pelo mercado.
No dia da inauguração, cerca de 4 mil pessoas vão até o local e se deparam com um banner gigante que simula a entrada do hipermercado, porém, por trás, não há nada. Vários clientes ficam inconformados e criticam fortemente a atitude dos estudantes.
O documentário então, coloca em questão o consumismo exagerado, onde famílias inteiras se deixam levar por produtos e anúncios de coisas que, muitas vezes, são totalmente supérfluas. Além disso, é mostrado o poder da psicologia reversa com propagandas que dizem para os consumidores não irem, não brigarem, não gastarem. Tudo isso, parece instigar ainda mais a curiosidade do público alvo, tornando o poder de persuasão da campanha ainda mais forte.
Também pode ser feita uma comparação do hipermercado com a União Europeia. Durante o documentário, ocorriam discussões para que a República Tcheca se tornasse membro da União. Algumas pessoas, disseram que tal fato, poderia se assemelhar ao hipermercado, muita propaganda boa cheia de promessas, mas, no fim das contas, não passava de ilusão.
Conclusão
O documentário mostra como uma campanha publicitária bem feita pode iludir os consumidores e fazer com que acreditem em qualquer coisa,

Relacionados