Resenha do filme pele de asno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Filme Pele de Asno

Cecília Marins Pires



Em Pele de Asno, o conflito inicia-se com a doença da rainha que, à morte, solicita um juramento do marido, evidenciando tanto a vaidade quanto o sentimento de posse sobre ele. Pede-lhe que só se case com uma princesa mais bela e mais virtuosa que ela.

Pressionado a se casar novamente, o rei volta seus olhos para a própria filha,legítima herdeira da mãe. Não há, no filme, qualquer obstáculo ao casamento, exceto o desejo da princesa, que, orientada pela Fada Lilás, pede ao pai coisas aparentemente impossíveis, como vestidos da cor do tempo, da Lua, do Sol e, por último, a pele do asno que garantia a riqueza daquele reino. O pai tudo lhe dá, na intenção de que o casamento ocorra, mas ela foge, levando consigo os bens pedidos. Aprincesa, ainda que contrariando o regime de obediência e subserviência vivenciado pelas mulheres na época, mostra-se senhora de seus desejos, não se submetendo ao desejo do pai.

Para fugir do destino cruel que lhe foi traçado vai ser punida , como se fosse culpada por ter provocado tal situação, e degradada de sua condição de princesa na granja a que chega envolta na pele do asno. Ela passa arealizar as tarefas mais humilhantes.

Mais tarde, porém, resgata sua posição social através de estratégias que vão levá-la ao encontro do filho do rei. Ao passar pela aldeia, ele a vê, pela fresta da janela, vestida com o vestido da cor do sol, dela enamorando-se perdidamente.

Doente, o príncipe solicita que lhe tragam um bolo feito por Pele-de-Asno. A princesa esmera-se na preparação doalimento e, ao manipular a massa, deixa cair seu anel que se mistura no bolo. O filme revela, nesse momento, a possibilidade da astúcia feminina, pois é através desse objeto, encontrado pelo príncipe, que Pele-de-Asno será chamada ao castelo (tanto o bolo quanto o anel despertam ainda mais o desejo do príncipe pela princesa que ele havia observado). O anel é o critério de eleição da futura esposa,tal qual o sapatinho de cristal na história de Cinderela.

Pele-de-Asno representa o ideal feminino de beleza e virtude, pois sua "desobediência" ao pai é justificada moralmente na narrativa, sendo recompensada na cerimônia de seu casamento pela presença do mesmo, em um outro contexto e já casado. Por outro lado, foi a própria princesa quem buscou ajuda para se furtar à união indesejada,preferindo o caminho da fuga, do anonimato, do trabalho e da dor a se submeter a um destino indesejado.

Podemos fazer algumas outras observações sobre o filme:

- A mãe sabia que a filha herdara suas características, dessa forma estava plantando a semente do incesto. Isso nos remete ao fato que em muitos casos de incesto as filhas relatam que as mães já sabiam do abuso e faziam vista grossa

-Essa relação incestuosa foi apoiada pelos ministros e pelo conselheiro em troca de favores políticos, o que hoje em dia também podemos ver em diversas esferas dos relacionamentos.

- O rei ficou encantado com a condição imposta pela princesa, para aceitar casar-se, afinal a possibilidade de realizar os desejos da filha atuou como uma forma de sedução, ainda hoje esse jogo é usado para atender aosdesejos de consumo de pais para seus filhos

- A Fada apesar de transmitir inicialmente a idéia de proteção à princesa, também deixa escapar inveja ao insinuar um possível “caso/ciúmes” com o Rei e ao afastá-la do castelo numa pele de asno, lembrando mais as madrastas de Cinderela e Branca de Neve, do que fada madrinha. Isso também fica claro quando no final do filme ela anuncia seu casamento como Rei e pede à princesa que “tente” demonstrar alegria por esse fato, de modo bastante cínico e irônico.

- Pele de Asno se destaca por apresentar uma heroína fora dos padrões: ativa, corajosa e vigorosa, que não se submete as torturas e humilhações imposta pelo grupo social, rebelando-se contra as regras e ordens e construindo seu próprio destino. Enquanto Cinderela sofre humilhações e...
tracking img