Resenha do filme "meu mestre, minha vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme descreve uma história verídica cujo cenário é o Colégio Eastside de Paterson, em New Jersey, antes considerado um dos melhores colégios dos Estados Unidos da América, entra em decadência ao longo dos anos até ser considerado por um relatório oficial um caldeirão de violência. O Professor Joe Clark é então convocado para assumir a direção do Colégio de onde fora demitido há 20 anos e o queele encontra é um cenário de violência, tráfico, depredação e prostituição.
Uma das cenas que me chamaram a atenção foi quando os outros professores se reuniram para acatar a proposta feita pela diretoria, que por não concordar com os ideais do Professor Clark, ofereceu um aumento a todos os professores que aceitassem e concordassem com a transferência do professor Joe Clark para outro colégio.Indignado o Professor Clark invade a sala questionando o comportamento dos colegas que alegam: ”precisamos pagar as nossas contas”, Clark então cola uma cédula na testa do colega e diz a ele para pagar suas contas. Ele então é transferido para outra escola, e A cena me comove por perceber que sempre existem pessoas capazes de se vender e como podemos ser discriminados ao lutar por um ideal, propormudanças, e tentamos fazer o nosso trabalho da melhor forma em benefício coletivo.
Outro momento emocionante é quando o Professor se reúne com todos os professores, especifica as tarefas de cada um, pede também a colaboração de todos falando da situação emergencial em que se encontra a escola e pede que façam uma lista com os nomes dos alunos que apresentam condutas inadequadas na escola. Emseguida o Professor pede para que reúnam todos os alunos no auditório e que os alunos cujos nomes estão na lista subam ao palco e diante dos outros alunos expulsa cerca de 300 alunos que julgam ter comportamento inapropriado para a instituição e diz: ”Uma maçã podre pode estragar todo o resto”, e deixa claro que a medida se aplica a todos que não obedecerem às regras. A ação do professor Clark nessecaso, é questionável, porque acredito que aqueles jovens que foram expulsos eram quem mais precisavam dele; tudo bem que se identifique e se punam os alunos infratores, mas privá-los de freqüentar a escola e ter acesso à educação só estaremos punindo a sociedade marginalizando esses alunos e os entregando à própria sorte, quando na verdade temos que buscar alternativas para incorporar recursos eestratégias para que se tornem cidadãos de bem.
Com o professor Clark podemos aprender, entre tantos valores, destaco aqui o respeito ao próximo quando ele solicita que as grades do refeitório sejam retiradas dizendo “se os tratarem como animais, assim se comportarão”, essencial no relacionamento com os alunos,pois eles geralmente dão aquilo que recebem,merecem respeito, e não devem ser vítimas depreconceito ou rotulados como fazem muitos professores; em outro momento o professor é solidário com a jovem Kaneesha, ao vê- La triste e saber das suas notas baixas procuram saber o que está acontecendo e ela lhe diz que sua mãe não a quer mais em casa, ele e a Sra. Levias vão até a casa de Kaneesha e conversam com sua mãe que emocionada e enfrentando problemas por ser usuária de drogas diz quenão quer mais que a filha lhe veja assim, então o professor propõe arrumar um emprego para ela, que demonstra querer mudar e melhorar o seu relacionamento com a filha. Não dá para deixar de se preocupar com os problemas que os alunos enfrentam em casa porque certamente vão influenciar no aprendizado e no rendimento dos alunos em sala de aula, por isso devemos estar atentos ás mudanças decomportamento dos alunos, ao rendimento escolar dos mesmos, conversar e procurar intervir e ajudar na medida do possível, pois faz parte da missão do educador e como ser humano.
O filme ensina muitas lições, e com um olhar reflexivo podemos até perceber a como não se comportar diante de certas situações. Mas a luta do Professor Clark para que esses alunos conquistassem o seu espaço na sociedade e que o...
tracking img