Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ática: A origem da Filosofia e o Nascimento da Filosofia, 2000. 38p.



Em princípio a autora se preocupa em buscar na raiz da palavra filosofia o seu significado, tendo como base o filósofo grego Pitágoras, assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita, tal palavra foraatribuída ao grande filósofo grego Pitágoras (que viveu no século V antes de Cristo).

O mesmo faz a afirmação de a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos, logo entende-se que o filósofo não é movido por interesses comerciais e não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida nomercado, como também não é movido pelo desejo de competir, não faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”, porém é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: em suma, pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que está diante de nós para ser contemplada e vista,se tivermos olhos (do espírito) para vê-la.

Chauí entende como filosofia grega a aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento, e essa busca incansável pela racionalidade torna a filosofia um fato tipicamente grego. Entretanto ela não deixade afirmar que os outros povos tão antigos como os gregos também são detentores de conhecimentos, os quais possuem até hoje, como também não se esqueceu de mencionar a desenvoltura destes povos acerca de questionamentos sobre o pensamento e formas de conhecimento da Natureza e dos seres humanos, pois desenvolveram e desenvolvem.

Quando se diz que a Filosofia é um fato grego, o que se querdizer é que ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que seja a realidade, o pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas. Isso significa que modos de pensar e de agir desenvolvidos no Ocidente pela Filosofia grega,foram incorporados por culturas e sociedades muito diferentes daquela onde nasceu a Filosofia.

As principais contribuições deixadas aos herdeiros do legado da Filosofia grega foram que: as ideias de natureza são as mesmas em toda a parte e em todos os tempos e todas as leis da natureza são conhecimentos que o pensamento humano tem capacidade para alcançar e desenvolver. Assim, algunsacontecimentos são naturais (necessidade natural) e humanos, pois seguem uma lei natural, enquanto outros acontecimentos são contingentes (deliberação voluntária).

A Filosofia significa que todo conhecimento depende do equilíbrio correto entre a razão e o pensamento, podendo ser ensinada e adquirida por todos. Os primeiros Filósofos indagavam perguntas como: Por que os seres nascem e morrem? Por que tudomuda? Por que nada permanece idêntico a si mesmo? De onde vêm os seres? Para onde vão, quando desaparecem? Por que se transformam? Buscando respostas para conhecer a verdade sobre o mundo.

Assim a Filosofia passou a ser entendida como cosmologia, isto é, o pensamento racional, o discurso racional. Durante muito tempo acreditava-se que a Filosofia havia nascido das transformações e doconhecimento que os gregos operaram na sabedoria ocidental, como a astrologia, a genealogia, a aritmética, a geometria. Atualmente, tais explicações confundem aqueles que interrogam as causas das mudanças, da permanência, da repetição, da desaparição e do ressurgimento de todos os seres. Haviam perdido força explicativa, porque as respostas não convencem e nem satisfaz a quem deseja conhecer a verdade...
tracking img