Resenha do filme escritores da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa cujo tema investigado fora: “Por que ser professor? Razões que motivam a escolha da profissão docente”. Tal pesquisa buscou inquirir as razões que motivam a escolha da profissão docente para os acadêmicos de licenciaturas. Orientou-se pelas indagações: o que motiva os estudantes a optarem por ser professor? Existe reflexão nesta escolha?Existe consciência do significado de ser professor? Teve como objetivo geral, investigar e analisar as razões que motivam a escolha da profissão docente ou curso correspondente, tendo em vista uma reflexão sobre o ser professor. Investigação de caráter qualitativo orientou-se pelo enfoque exploratório, mediante Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo. As estratégias metodológicas constituíram-seem identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes à investigação, contatos com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, coleta de dados, análise e síntese dos dados coletados. O universo desta pesquisa compreendeu cinco cursos de Licenciatura de uma Universidade do norte do RS e os sujeitos são os acadêmicos dos referidos cursos, totalizando 60 acadêmicos. Os resultados sãosurpreendentes e motivadores a todas as pessoas que acreditam na beleza e na importância de educar.

Palavras-chave: Escolha profissional. Professor. Reflexão.

INTRODUÇÃO

A escolha profissional é umas das mais importantes dentre as tantas que realizamos em nosso cotidiano, em nosso viver.
Várias e diversas são as razões que motivam a escolha de uma profissão, dentre elas podemos salientar: apossibilidade de destaque social, a influência familiar, a questão salarial, as perspectivas do mercado, entre outras.
O contexto sócio-cultural atual o ser professor/professora não é uma carreira profissional atrativa devido a múltiplos fatores, destacadamente o fator econômico, isto é, a questão salarial não é atrativa. No entanto, observamos que os cursos de licenciaturas, ofertados no ensinosuperior, são procurados (obviamente, não como outrora) e cursados.
Considerando a observação exposta acima, passível de constatação, buscamos inquirir o que motiva jovens estudantes a optarem por ser professor, bem como se a escola é refletida ou meramente, uma aleatória.
A construção de respostas frente à problematização está na pespectiva da ressignificação da ação docente, pois é no íntimo decada um, na sua história de vida, que residem as razões da suas escolhas e sendo a profissão docente de grande relevância social, optar por ser professor deve ser uma escolha consciente e tomada a partir de algumas reflexões. Segundo Gadotti (2003, p.4), “escolher a profissão de professor não é escolher uma profissão qualquer”, pois muitos são os desafios e responsabilidades desta profissão.
Opresente texto organiza-se em três partes, sendo elas: “Educação e ser professor: breve conceituação e apreciação”, “Uma importante decisão: escolha profissional” e “Ser professor: motivação, expectativas e análise reflexiva”. Na primeira parte conceituamos brevemente dois termos relevantes no universo pesquisado, na segunda, abordamos alguns dos fatores que influenciam a escolha profissional e,concluindo, na terceira parte apresentamos os resultados obtidos na pesquisa de maneira reflexiva.

1 EDUCAÇÃO E SER PROFESSOR: BREVE CONCEITUAÇÃO E APRECIAÇÃO

Ao pensarmos em educação é correto afirmar que ela existe em todos os lugares e em todos os momentos da vida do ser humano. Estamos sempre aprendendo e ensinando desde o momento em que nascemos. “Da família à comunidade, a educaçãoexiste difusa em todos os mundos sociais, entre as incontáveis práticas dos mistérios do aprender”. (BRANDÃO, 1984, p.15). Educamo-nos sempre. Ensinamos e aprendemos em todos os espaços que frequentamos. “A educação é a prática mais humana, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens” (GADOTTI, 1993, p. 13).
No entanto, existe um lugar onde ensinar e...
tracking img