Resenha do filme: como estrelas na terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autarquia Educacional da Mata Sul - AEMASUL
Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL
Departamento de Pedagogia – Licenciatura em Pedagogia
Filosofia da Educação II – 2012.2

Resenha: Como Estrelas na Terra

1.0 Sinopse

O filme relata a história de Ishaan, o mesmo tem 9 anos e sofre com dislexia. Ele não conhece o porquê de tanta dificuldade ao ler e escrever, osprofessores não fazem nada além de exigir um resultado satisfatório e de ignorá-lo, o pai de Ishaan é severo e não enxerga os desafios que o filho está enfrentando e não quer vê-lo repetir o 3º ano novamente. Os pais do garoto são chamados na escola, e ao ouvir os professores, o pai decide levá-lo para longe, em uma escola que ele acredita que a disciplina rigorosa conseguirá melhorar odesempenho de Ishaan. O menino sente-se triste, ao ficar longe de sua família e acaba ficando depressivo, até que um dia aparece um professor substituto de artes, e nota essa tristeza em Ishaan, então ele investiga e descobre imediatamente a dificuldade do garoto. O professor passa a traçar metas que ajudará o menino a desenvolver sua escrita e leitura, além de outros talentos que Ishaan possui.
2.0 FichaTécnica
Título no Brasil: Somos Todos Diferentes / Como Estrelas na Terra
Título Original: Taare Zameen Par / Stars on Earth
País de Origem: India
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 165 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estúdio/Distrib: Aamir Khan Productions
Direção: Aamir Khan
3.0 História
O filme como estrelas na terra tem em seu foco Ishaan, ele estuda numa escola que segue uma linhatradicional, onde a pontualidade e a boa aparência são fundamentais. Ishaan tem 9 anos e do 3º ano, o qual já havia repetido. Todo o dia acorda com dificuldade e passa bastante tempo para se aprontar e pegar ônibus, chega à escola desarrumado e é sempre advertido. Na escola as aulas são formais e repetitivas, os professores são duros e não buscam metodologias diversificadas que ajudem na aprendizagemda criança. O lema é aprender com medo dos castigos impostos pela instituição. Ishaan não ler fluentemente como os demais colegas, além de ter uma caligrafia de difícil compreensão, por isso é castigado quase todos os dias.
Certo dia após ser castigado, ele resolveu andar pela cidade, caminhou pelas ruas, observou as pessoas e recolheu alguns objetos, pediu a seu irmão que falsificasse aassinatura de sua mãe, para que ele pudesse sair novamente depois disso os pais descobriram. Ao serem chamados na escola, escutaram várias reclamações a respeito de Ishaan. O pai do menino era muito rígido e achava que toda essa dificuldade que Ishaan passava na escola, era falta de disciplina e de uma educação mais rigorosa.
Ishaan não tinha amigos brincava sozinho e adorava pintar, como não tinhasenso de direção não conseguia jogar bola com os meninos, dessa forma servia de chacota e arrumava bastante confusão. O pai ao ver tantos desafios, decidiu matriculá-lo em uma escola bastante rigorosa e muito distante da sua casa. Ao saber disso Ishaan ficou extremamente triste e implorou para que o pai não fizesse isso, prometeu que iria melhorar. Mas o pai estava disposto, e apesar das tentativas deIshaan, sua mãe e seu irmão, não conseguiram convencê-lo. Ao chegarem à nova escola Ishaan chorou bastante pediu a sua mãe que não o deixasse, mas o lugar onde eles viviam a mulher não poderia desobedecer ao marido e mesmo com coração partido, chorando, deixou seu filho.
A escola nova era ainda mais opressora Ishaan passou vários dias chorando, sem compreender o porquê dos pais terem o deixadosozinho naquele lugar distante, sentiu-se abandonado e já não pintava mais. Ficou com raiva também, não atendia as ligações dos pais, e não se importava quando eles o visitavam. Com o tempo Ishaan aprendeu a se virar sozinho e a ter responsabilidade com sigo mesmo.
A metodologia dos professores era a mesma, grosseria e muita reclamação. Um dia o professor de artes precisou ser substituído, de...
tracking img