Sistema "sem parar" para condominios residenciais e comerciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


No projeto utilizaremos basicamente duas tecnologias amplamente utilizadas em diversas áreas, principalmente em automação industrial: A tecnologia RFID que está sendo difundida em larga escala em diversas áreas e os CLP´s, que já dominam o seguimento de automação industrial a alguns anos.
As conexões sem fio já estão presentes há décadas, o exemplo mais comum sãoos controles remotos para televisores, aparelhos de som, DVD, entre outros, que utilizam raios infravermelhos. Também vem sendo utilizada em diversas áreas como saúde, monitoramento de crianças nas escolas, passaportes, etc., atendendo setores em que o código de barras já não é seguro e se tornou ultrapassado por não transportar um volume de dados exigidos atualmente pelos seguimentos daautomação.
A seguir descreveremos de forma resumida o esquema de funcionamento do projeto:
1) O veículo portando uma etiqueta com os dados pré-cadastrados se aproxima do sensor;
2) O sinal é enviado para a placa de controle de acesso;
3) Os dados da etiqueta são enviados para o software onde é feita a validação ou restrição do acesso;
4) O software confirma o cadastro dousuário e envia um pulso de contato seco;
5) O pulso é enviado para o CLP autorizando a movimentação do portão;
6) Movimentação do portão;
No desenvolvimento a seguir estaremos aplicando as idéias, conceitos sobre tudo que empregamos no projeto, mostrando sua viabilidade e tecnologia empregada.
2 DESENVOLVIMENTO


2.1 PROPOSIÇÂO


Inicialmente buscamos diversas vias de informaçõesrelacionadas ao tema (artigos, reportagens, teses na internet, fabricantes, fornecedores), encontramos projetos similares, com a utilização de outras tecnologias e custo elevado.
Um dos projetos similares encontrados utiliza como dispositivo identificador um “chaveiro eletrônico” e como dispositivo receptor uma antena com a propagação de 06 metros de distância, o custo total desta aplicaçãoestá em torno de R$ 15.000,00.
O objetivo do projeto é modernizar o sistema de acesso utilizado atualmente em condomínios residenciais e empresariais, tendo como foco a segurança e o baixo custo de implantação e manutenção.
Desenvolvemos este projeto dimensionando de forma ampla e racional os sistemas atuais excluindo, por exemplo, a necessidade de um controle remoto para cada usuário ereduzindo de certa forma, o emprego de mão-de-obra, uma vez que não se torna necessário a contratação de várias pessoas para controlar o fluxo de entrada e saída de veículos. Uma única pessoa pode controlar todo o sistema e fazer os novos cadastros, caso necessário.
Futuras modificações poderão ocorrer no projeto visando sempre melhorias no processo de instalação, configuração ecomunicação entre os circuitos e o CLP. Para tal, confeccionamos um protótipo para demonstrar uma situação real de funcionamento do sistema, onde empregamos muitos conceitos práticos e teóricos que foram nos passado ao longo destes 5 anos do Curso de Engenharia Mecatrônica da Uniban.





2.2 REVISÃO DA LITERATURA


Este projeto surgiu a partir de uma necessidade de um dos integrantes do grupo,onde o mesmo se deparava freqüentemente com o seguinte problema: troca constante do código de liberação do portão ( sistema convencional ), troca de pilhas do controle e falta de agilidade ao ter que procurar o controle toda vez que precisasse sair ou entrar do condomínio.
A solução encontrada pelo grupo foi a de implantar um sistema que fizesse todas essas funções automaticamente além de outrasmuitas funcionalidades, como o controle de acesso restrito a cada morador. Utilizamos então o sistema RFID, que será mostrado no decorrer dos capítulos deste relatório.
Com a idéia já definida, partimos para uma pesquisa de mercado, onde entrevistamos cerca de 40 usuários de portões automatizados que usam o sistema convencional por controle remoto. Os resultados estão no gráfico abaixo:...
tracking img