Resenha do filme carlota joaquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE
GRADUAÇÃO EM DIREITO

HISTÓRIA DO DIREITO DO BRASIL
Relatório do filme Carlota Joaquina

FERNANDA MACHADO PÔRTO DE FARIAS
RECIFE, 2011

FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE
GRADUAÇÃO EM DIREITO
1º Período. Sala 11- Noite.
-------------------------------------------------
TÍTULO DO FILME: CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRASIL (Brasil 1995)-------------------------------------------------
DIREÇÃO: Carla Camurati
-------------------------------------------------
ELENCO: Marieta Severo, Marco Nanini, Ludmila Dayer, Maria Fernanda, Marcos Palmeira, Antonio Abujamra, Vera Holtz, Ney Latorraca. 100 min.
O filme focaliza as Cortes de Espanha, Portugal e Brasil, a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro no contexto das guerras de Napoleão e oretorno do rei Dom João VI e sua família a Portugal, em abril de 1821, centrando-se nas personagens históricas de Dom João VI, de Dona Carlota Joaquina, de Dona Maria I, Dom Pedro I.

Relata a vida de Carlota Joaquina quando ainda criança na Espanha. Era uma criança considerada alegre e muito inteligente. A Corte de Espanha é apresentada no filme como alegre, voluptuosa, marcada pela inteligência,já a Corte portuguesa, em Lisboa, em contraste, é sombria, triste, beata.

A transferência da família real portuguesa para o Brasil em 1808, a qual foi relatada no filme, insere-se no contexto de desagregação do Antigo Regime europeu. Segundo Flávia Lages de Castro ( 2007 ) Portugal mantinha um perfil socioeconômico baseado em uma aristocracia parasitária, com estatamentos quase feudais, semmuita ou nenhuma noção de proteção da nação. Sua economia era totalmente dependente das colônias, não somente como mercados consumidores de produtos como também para suprir e limitação da produção interna de víveres.
Ainda segundo a mesma autora, a Inglaterra desde o fim da União Ibérica (Século XVII) trouxe Portugal e sua fragilidade suas interessantes colônias para sua órbita, gerando umadependência econômica crescente, subordinando lusitanos a ingleses.
A partir da assinatura da Convenção Secreta de Londres, foi imposta a Portugal a transferência da monarquia portuguesa para o Brasil, ampliação das forças militares navais inglesas com unidades portuguesas, bases militares em colônias de Portugal além de um porto livre em Santa Catarina do Brasil.
Para o Brasil a chegada de D. João VIagravou a crise do Antigo Sistema Colonial, que vinha se estendendo desde as revoltas de emancipação como a Inconfidência Mineira em 1789. Ao determinar a abertura dos portos brasileiros para outras nações em 1808, D. João VI tomava a primeira medida formal em direção a independência política do Brasil, eliminando-se o monopólio metropolitano, base do pacto colonial e, portanto, da própriacolonização.
o filme retrata que esta vinda não foi boa de maneira alguma para os habitantes da colônia, faltava comida, alguns moradores foram retirados de suas casas que foram servidas de moradia para a monarquia portuguesa, cobrança de altos tributos para sustentar os luxos da família real portuguesa.
Foi feito então nesta época um documento que é hoje chamado Abertura dos Portos às nações amigas.Este documento conta com a indicação de um imposto geral sobre produtos importados, de 24% sobre o valor dos mesmos. Este documento resultou em um grande desenvolvimento do comércio interno e externo brasileiro.
No filme Dom João está sempre esfarrapado, freqüentemente a comer frango e a apresentar-se como abobalhado, indeciso, uma marionete manipulada por seus ministros e por Lorde Strangford. Apersonagem de Dom João VI, no filme, caracteriza-se pela covardia, pelo despreparo, pela indecisão, pela corrupção de seu governo e pela ignorância.
Na corte, o futuro D. João VI era um príncipe sem muita personalidade política. Dotado de uma certa simpatia pessoal, era incapaz de tomar sozinho decisões exigidas de um estadista, sendo alvo de chacotas e brincadeiras e entre o povo,...
tracking img