Resenha sobre os filmes carlota joaquina e desmundo e comparação das contituições de 1824 com a de 1988

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de História Geral do Brasil
-
Constituições e Resenhas

Professor: Sandro Novais

Aluno: Tiago Alberto Andrade Feitosa

Matrícula: 201102039942

Fortaleza 27 de Setembro de 2011

RESENHA –CARLOTA JOAQUINA

O filme Calorta Joaquina relata exatamente o período da história brasileira em que ocorreu a vinda da Família Real para a metrópole relatando seus motivos eos fatores que os levaram a sair de Portugal às escondidas, as mudanças ocorridas após a chegada de D. João VI, o que mais mudou para a Corte, a maneira como a sociedade respondeu a todo aquele processo, etc.
D. João fugia para o Brasil em um momento que os ideais revolucionários iluministas estavam em alta na Europa, ideais de liberdade em relação aos regimes absolutistas etambém os ideais de liberdade das colônias de suas metrópoles. Para entender melhor o que desencadeou a vinda de D. João ao Brasil é preciso apenas entender o que ocorria entre as duas principais potências da época, que eram Inglaterra que ostentavam a maior frota marítima da época e a França liderada pelo Imperador Napoleão Bonaparte.
Napoleão não conseguia dominar a Inglaterradecorrente de seu forte poderio militar marítimo, mas já havia dominado vários de seus paises vizinhos. Napoleão, então, fez um bloqueio continental para Inglaterra só que Portugal não podia participar deste bloqueio já que a Inglaterra era seu principal aliado econômico e um de seus principais credores, então Napoleão ameaça invadir Portugal se não cortasse seus laços econômicos com a Inglaterra, entãose vendo entre a cruz e a espada Portugal não podendo ser pela França nem pela Inglaterra recebeu uma proposta da Inglaterra que iria patrocinar toda a fuga para o Brasil em um esquema de fuga secreta pela não aceitação da participação do bloqueio, então D. João aceitar a proposta e foge na calada da noite com a Família Real para o Brasil abandonando seu povo.
Ao chegar ao Brasil,ironicamente D. João iniciou o processo de independência da colônia em conseqüência de certas medidas tomadas pelo próprio Rei como, por exemplo, a abertura dos portos retirando a total dependência e exclusividade de comercialização do Brasil com a Metrópole. A criação do Banco do Brasil facilitando o crescimento da economia, fez a primeira universidade brasileira (medicina e cirurgia) e uma série deoutras medidas que fizeram brotar os primeiros pensamentos de independência na Colônia.
Em resumo, todo esse processo de instalação da corte Portuguesa no Brasil se fez aos olhares de uma sociedade que via seu Rei como uma figura sem muito prestígio e muitas vezes alvo de chacotas por parte da população, D. João era um Rei sem muita personalidade política e incapaz de tomar suaspróprias decisões que o Estado exigia a ele, sendo suas chacotas muitas vezes em decorrente dos inúmeros casos amorosos de sua esposa Carlota Joaquina com nobres, estrangeiros e várias outras personalidades da corte ou mesmo com plebeus e até com escravos. E sua fama se espalhou rápido pelo motivo que todos sabiam que o próprio D. João também estava ciente desses casos amorosos de Carlotas, mas mesmoassim nunca se pronunciava e até mesmo se vingava de seus amantes lhes presenteando com cargos de confiança ou com lotes de terra para que os mesmos fossem para longe de sua esposa, e assim, pelo menos no meu ponto de vista, é o que relata e se passa no filme de Carlota Joaquina.

RESENHA - DESMUNDO

A personagem principal da história é uma das órfãs enviadas pela rainha dePortugal com o intuito de desposarem os primeiros colonizadores no Brasil. Ela é obrigada a casar-se com Francisco Albuquerque e a viver em seu engenho de açúcar. É aproximadamente o ano de 1570. A jovem portuguesa pede um tempo ao marido para que possa vir a cumprir suas “obrigações” matrimoniais. Contudo, ele a estupra, numa das cenas mais revoltantes do filme. Ela se vê obrigada a fugir, e chega...
tracking img