Resenha do filme babel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme exibido mostra a globalização de todo o mundo ao abordar vários lugares que se interligam no decorrer da história. Cada ambiente em sua individualidade apresenta nas entrelinhas os detalhesque unem os dramas vividos pelos personagens. Babel nos apresenta que o homem não tem concepção de que pequenos atos podem desencadear outras situações e afetar direta ou indiretamente a nossa vida emlocais totalmente distintos. Esse conceito se aproxima da famosa máxima da teoria do caos, que diz que o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode causar um furacão na Ásia.
Com a teoria e osconceitos de rede (tudo ligado) podemos interpretar a ligação entre os personagens do filme. Direta ou indiretamente os personagens estavam ligados por algum outro personagem, criou-se uma rede estreitao motivo dessa rede foi o rifle. O rifle torna-se, no filme, o motivo da globalização e da interligação entre as histórias, dando um sentido em serem interpretadas paralelamente; tem papel fundamentalpara desvendar qual a verdadeira correlação entre os elementos do filme.
A história toda começa a partir do turismo, o japonês ao ir ao Marrocos motivado pelo turismo presenteia seu guia com umrifle; a partir daí se desencadeiam os fatos, o rifle é vendido e os novos donos acidentalmente disparam contra um ônibus que fazia turismo. Acertam uma turista e o conflito para salvá-la tem grandeimportância no contexto da história. A influência do governo no salvamento da mulher americana ferida mostra o poder dos Estados Nacionais, cada um tem suas culturas e leis específicas, o filme retrata aburocracia em relação às embaixadas e a diferença da atuação dos agentes da lei em cada país.
O processo de globalização sofre com o binômio territorialização/desterritorialização, ao mesmo tempoque os espaços são territorializados, outros são desterritorializados. Espaços são abandonados por pessoas por determinadas condições(de falta comida, mudanças climáticas, violência, ideologias e...
tracking img