Resenha de o tumulo do fanatismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CIÊNCIAS SOCIAIS
5º Semestre

PENSAMENTO FILOSÓFICO MODERNO
O Túmulo do Fanatismo.

Crislaine Siqueira

Trabalho apresentado para a Disciplina de pensamento
Filosófico Moderno, em Ciências Sociais, da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Orientador: Prof. Arilson de Oliveira.

Nesse livro podemos saber sobre a maior historia jácontada para a humanidade, com os relatos que o autor vai descrevendo durante o livro, que ele vai chamar de fábulas, quer que façamos uma revisão por todas as escrituras. Todos nós temos uma concepção de Deus, temos imagens em nossa memória de como seria, pois crescemos em uma cultura que nos prega o que temos que acreditar e o que devemos fazer.
Voltaire faz um convite logo no inicio do prefáciopara que façamos uma revisão por todas as escrituras, é perceptível que a concepção de Deus, e aqui, a emprego em um plural! É tido em todas cultural, portanto pode-se considerar uma razão universal, logo deus existe. Mas não esse único deus, que o cristianismo prega a ferro, fogo e sangue.
O cristianismo que nada mais é do que uma seita judaica crista, fundamenta-se nas escrituras de Moisés,este que, se que existe, pois sua incrível e mirabolante história, também e retirada das fabulas de povos antigos. E são inúmeros erros cronológicos e geográficos encontrados em Pentateuco. O que podemos acrescentar é que, os árabe são os supostos criadores, da hoje, consagrada religião cristã, e essa nem era a intenção daqueles criadores de fabulas, apenas escreviam por bel prazer seus sonhos,fruto de muita imaginação. O mais incrível de tudo, é que isso, se tornou a maior religião do mundo em numero de seguidores fervorosos.(cap 1. p.10 .11)
Os judeus, assim como vários outros povos adotaram as fabulas dos antigos árabes. Uma das várias são de Baco ou Back, que escreveram leis em tábuas de pedras, e as chamam de Misem, bem parecido com Moises. Os judeus na necessidade de grandezaplagiaram varias fabulas. Plagiaram também cerimonias de outros povos como: fenícios, dos sírios e dos egípcios. (cp 2. pg 12 à 14)
O que eles cometem é um atentado a inteligência humana, como diz Voltaire no Túmulo do fanatismo: “o que loucos escrevem, imbecis comentam, patifes ensinam e fazem as criancinhas aprenderem de cor; e chamam de blasfemo o sábio que se indigna e se irrita com as maisabomináveis inépcias que já desonraram a natureza humana!”. (cap.2. p.16.)
Voltaire contesta veemente a divindade atribuída aos livros judeus, pois queriam usar de um deus contra todas outras nações. Outro ponto contestado é que, a crença da imortalidade que todas outras já haviam adotado como os caldeus, egípcios, sírios e fenícios, a horda judaica nunca teve esse fundamento em sua seita. Já haviavarias outras religiões estabelecidas, os judeus era um povo grosseiro, e que deus tinha de se adequar a eles. (cp 3. pg. 17.18)
Voltaire questiona quem foi o autor do Pentateuco e quem escreveu os quatros filhos de Aymon, Roberto, o Diabo, e a historia do encantador de Merlín. (cp.4 pg 19)
Provavelmente Jeremias tenha escrito o Pentateuco, na época ele tinha fortes ligações com o rei daBabilônia, que odiava os egípcios. Com isso ele escreveu vários horrores dos egípcios contra os judeus, para agradar o rei da Babilônia e conseguir seu apoio. Depois dele continuou Esdras e muitos outros. Existe até uma antiga vida de Moisés em hebraico, mas que fora incluída nos cânon judaico. Um faraó em um sonho vê em uma balança todo povo egípcio de um lado e do outro apenas um menino que pesavamais que todo seu povo. Em um ato bestial este faraó manda matar todas as crianças judia. Apenas por ter tido um sonho, comentem coisas abomináveis. (cap.4. Pg 20, 21)
Podemos concluir então que o povo judeu se apossou de antigas fabulas se apossou de antigos deuses e que, aterrorizaram vidas com suas idéias confusas em nome de uma religião concretada e cimentada com sangue de pessoas inocentes....
tracking img