Engenharia mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA UNIDADE II



[pic]







Engenharia mecânica

8° semestre





Elementos e maquinas 2















Campo Grande MS,novembro de 2012.









CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA UNIDADE II

[pic]

Engenharia mecânica

8° semestre Atividade Prática Supervisionadareferente ao conceito de parafuso de acionamento utilizados em engenharia. Solicitada pelo Profº Nadya kalache da disciplina de elementos e maquinas 2 no curso de Engenharia Mecânica 8º Semestre da Universidade Anhanguera UNAES II.







Disciplina: elementos e maquinas Professor: Nadya Kalache



Acadêmicos:

ROBERTO RODRIGUES PEREIRA – RA 9218568275
ADONAI ALVES DE CAMPOS- RA 9292688633
JAIR LOTEIRO RAMOS - RA 9212621583









Campo Grande MS,novembro de 2012.







Sumário
Elementos e maquinas parafusos de transmissão de potencia
Dimensionamento e seu emprego no transporte de grãos, esteiras, portões,elevadores etc











1. Introdução


Um projeto de máquina surge sempre para satisfazer umanecessidade,
seja ela industrial, comercial, para lazer, etc. Nasce da habilidade de alguém ou de um grupo de pessoas “transformar” uma idéia em um projeto de um mecanismo que se destina a executar uma tarefa qualquer. A partir dai segue-se o estudo detalhado de suas partes, a forma como serão montadas, tamanho e localização das partes componentes tais como engrenagens, parafusos, molas, cames,etc.. Este processo passa por várias revisões onde melhores idéias substituem as iniciais até que se escolhe a que parece melhor.
Os elementos de máquinas podem ser classificados em grupos
conforme sua função. Dentre os vários elementos de máquinas existentes, pode-se citar elementos de fixação, como parafusos, Porcas e Arruelas, elementos de transmissão, como correias e polias,elementos de apoio, como mancais, guias e rolamentos, etc.
Existem algumas características ou considerações que influenciam a
seleção de um elemento de máquina. Resistência, confiabilidade, utilidade, custo e peso são alguns exemplos disto. A partir do exposto pode-se perceber que a escolha e o dimensionamento dos elementos de máquina exige do projetista alguns conhecimentos básicos:Conhecimentos de resistência dos materiais e dos conceitos de mecânica
aplicada para poder analisar corretamente os esforços que agem sobre as peças e
determinar sua forma e dimensões para que sejam suficientemente fortes e rígidas. Conhecer as propriedades dos materiais através de estudos e pesquisas. Ter bom senso para decidir quando deve usar valores de catálogos ou uma determinada formulaempírica ou se deve aplicar a teoria mais profunda. Senso prático. Ter cuidado com a parte econômica do projeto.
Conhecer os processos de fabricação. 3
No projeto de um componente de máquina ou de uma estrutura, existe a necessidade de determinarmos as dimensões necessárias, para que o componente possa suportar as solicitações. O dimensionamento entende a determinação das dimensões deum elemento
de máquina de tal forma que ele possa resistir e garantir o bom funcionamento da peça ou equipamento durante o trabalho.
Para tanto, é necessário o conhecimento dos fundamentos da Resistência dos Materiais e das propriedades dos Materiail



Princípios Gerais

Parafusos de potência (fusos)
Os parafusos de potência, também conhecidos como parafusos de avanço,
sãousados para transformar movimento rotacional em movimento linear em
atuadores mecânicos, macacos de carros, máquinas operatrizes, etc. Para este tipo de serviço, são utilizados os parafusos de roscas reforçadas, dentre os quais podemos citar os de rosca quadrada, de rosca dente de serra, rosca redonda e rosca trapezoidal. Podem ser acionados de forma manual, hidráulica, elétrica, mecânica,...
tracking img