Trabalho de adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
o Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha – UFVJM

Trabalho de Administração

Diamantina, 17 de abril de 2012
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha – UFVJM

Trabalho de Administração

Alunos:

Diamantina, 17 de abril de 2012

Samarco Mineração

Fundada em 1977, a Samarco é uma empresa brasileira de mineração, de capital fechado, controlada em partes iguais pordois acionistas: Vale S.A. e BHP Billiton. Nosso principal produto são pelotas de minério de ferro. A empresa transforma minerais de baixo teor em um produto nobre, de alto valor agregado, e comercializa para a indústria siderúrgica mundial. A empresa tem clientes em mais de 19 países, em todos os continentes, exceto Oceania.

Sua capacidade produtiva atual é de 22,250 milhões detoneladas anuais, geram cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos e é a segunda maior exportadora no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro no mundo.

A empresa possui dois concentradores, instalados na unidade de Germano, localizada nas cidades de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, que beneficiam o minério e aumentam o seu teor de ferro, e três usinas de pelotização(que transformam o minério em pelotas) na unidade de Ubu, no município de Anchieta, no Espírito Santo.

As duas unidades industriais são interligadas por dois minerodutos, com quase 400 quilômetros de extensão, que transportam a polpa de minério de ferro entre os dois estados, passando por 25 municípios. A empresa é pioneira neste tipo de transporte e nossos minerodutos são considerados osmaiores do mundo.

A empresa conta com um terminal marítimo próprio, localizado em Ubu, por onde escoam toda a produção, e três escritórios de vendas, sendo um em Belo Horizonte (MG) e dois internacionais, em Amsterdam (Holanda) e Hong Kong (China).

Possuem também uma usina hidrelétrica em Muniz Freire (ES) e participamos do consórcio da usina hidrelétrica de Guilman-Amorim, emAntônio Dias e Nova Era (MG). Juntas, as duas usinas respondem por 20% do consumo de energia elétrica da Samarco.

Definição da Missão:

Missão:

Somos uma empresa brasileira fornecedora de minério de ferro de alta qualidade para a indústria siderúrgica mundial. Buscamos contribuir para melhorar as condições de vida e o bem-estar das pessoas, além de contribuir para o desenvolvimentosocial, econômico e ambiental, por meio da utilização responsável dos recursos naturais e da construção de relacionamentos duradouros baseados na geração de valor.

Visão:

Ser a empresa de mineração líder em pelotização e reconhecida como uma organização de classe mundial.

Valores:

Nossas ações são orientadas por princípios de justiça, valorização da vida,bem-estar coletivo, respeito às pessoas, comprometimento e superação na entrega de resultados. Estabelecemos relações claras e duradouras fundamentadas na ética e orientadas para a geração de valor a todas as partes de interesse. A criatividade, associada a uma contínua busca pelo desenvolvimento tecnológico, proporciona a oferta de qualidade e confiabilidade em produtos e serviços e é um atributonecessário à nossa perenidade.

Diagnóstico Estratégico:

Análise Externa:

A Samarco Mineração possui como principal produto, pelotas de minério de ferro. A empresa transforma minerais de baixo teor em um produto nobre, de alto valor agregado, e comercializa para a indústria siderúrgica mundial. A empresa tem clientes em mais de 19 países, em todos os continentes, exceto Oceania, e é a segundamaior exportadora no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro no mundo.
Sua maior concorrente, a BHP Biliton, possui boa parte de suas ações, que são fechadas, sendo o outro maior acionista a empresa Vale. Além da BHP e da Vale, existem várias empresas norte-americanas em estado de concorrência direta com a Samarco, que também vendem para a maior consumidoras do seu minério de...
tracking img