Resenha de o manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Manifesto Comunista

Publicado em 1847 O Manifesto comunista trata de assuntos até hoje muito polêmicos, critica o capitalismo e explora o comunismo, este sendo apresentado como o melhor sistemaeconômico.
O livro apresenta paralelamente esses dois sistemas, a começar pelo capitalismo e cita que outros sistemas já seguiam a linha de divisão entre classes anteriormente, por exemplo, ofeudalismo, que é a principal característica que o comunismo pretende derrubar. Até de forma irônica cita as contradições do capitalismo e acompanha o desenvolvimento da classe burguesa moderna.
Nosegundo capítulo é tratado o comunismo em confronto com o sistema capitalista, o poder estaria nas mãos do proletariado, porém como o objetivo do sistema é a não existência de classes essa medida seriaprovisória. Esta entre ideias como a o fim da nacionalidade, visto que os trabalhadores não têm país. Procuram combater estas ideias com pontos de vistas filosóficos, religiosos e ideológicos, o quedemonstra fraqueza em sua argumentação.
Logo após o livro especifica três tipos de socialismo: o reacionário, o conservador ou burguês e socialismo e comunismo crítico utópico. No primeiro apresentama burguesia a trabalho da classe operária. Dentre este o socialismo pequeno-burguês e o socialismo alemão, ou o verdadeiro, sendo este ultimo importante destacar, pois as ideias socialistas quenasceram na França ao migrarem para a Alemanha não levaram as condições sociais francesas junto, tornando esses escritos parecerem de origem apenas literária e suas ideias provindas da lei da vontade humanaverdadeira.
O segundo tipo, o socialismo conservador é anti-revolucionário apoiando apenas algumas reformas políticas, condições de existência e relações econômicas, mas sem grandes reformas.
Epor último o socialismo crítico utópico que faz uma análise crítica e bem fundamentada do sistema, porém não cria metas e nem se apóia em lutas políticas tornando-se ineficaz.
Por fim fala da...
tracking img