Logistica (final)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Federal de Lavras
Departamento de Administração e Economia

Análise de alguns aspectos da logística de uma empresa no ramo de panificação e restaurante na cidade de Lavras

Lavras
Novembro/ 2011
Sumário

1. Introdução............................................................................................................ 3
2. ReferencialTeórico.............................................................................................. 4
3. Descrição geral da empresa.................................................................................. 4
4. Metodologia.......................................................................................................... 5
5. Análise e Discussão dosResultados..................................................................... 5
6. Sugestões de melhorias......................................................................................... 7
7. Considerações Finais............................................................................................ 8
8. ReferênciasBibliográficas.................................................................................... 9
9. Anexo.................................................................................................................. 10

1. Introdução
O Brasil consome cerca de 12 milhões de toneladas de trigo por ano, mas a produção interna, em torno de cinco milhões de toneladas, não alcança o consumo nacional. O trigo para panificação produzido no país alcança apenas três milhões detoneladas por ano.
Benedito Rosa, diretor de Assuntos Comerciais Internos da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, revelou que 80% do pão fabricado no Brasil contêm trigo do tipo durum (de melhor qualidade), que o país não produz no volume necessário. Apesar disso, as empresas de Panificação e Confeitaria brasileira confirmam o momento de evolução pelo qual passam nosúltimos anos. Em 2010, o índice de crescimento estimado foi de 13,7%, maior do que já se tinha atingido em 2009 (12,61%).
Segundo a revista Veja (edição 1959, de 7 de junho de 2006), 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% da população são consumidores de produtos panificados. As padarias artesanais são responsáveis por 79% do fornecimento desses alimentos, já as padarias degrande porte (ou industriais) não representam volume expressivo na cadeia de produção (14%), justamente por não conseguirem a mesma aproximação junto ao consumidor final. Por fim, as padarias de supermercados representam apenas 7% da produção de produtos de panificação.
O segmento é composto por mais de 63 mil panificadoras em todo o país que atendem em média 40 milhões de clientes por dia (21,5%da população nacional). A Panificação está entre os maiores segmentos industriais do país, e o setor gera 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão indiretos. Sua participação na indústria de produtos alimentares é de 36,2%, e na indústria de transformação representa 7% do total.
Tendo em vista essas informações, foi decidido que a visita técnica seria realizada em uma empresa no ramo depanificação e restaurante chamada “Artpan Forno e Fogão”, na cidade de Lavras, sul de Minas Gerais. Porém, a análise foi feita apenas com base nos dados fornecidos pela parte de panificação.
O objetivo do trabalho é analisar alguns aspectos sobre a logística empresarial característicos na organização, como estoques de matéria prima da produção e outros pontos principais da disciplina.

2.Referencial Teórico
O pão fornece, de modo geral, 19% das necessidades energéticas diárias, contendo também elementos nutritivos não energéticos, como ácidos graxos, aminoácidos, elementos minerais e vitaminas (A, B1, B2, C, D, E e K).
Em uma empresa, a área de produção é responsável por desenvolver produtos ou serviços a partir de insumos (materiais, informações, consumidores) através...
tracking img