Resenha de danton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme: Danton
[pic]

O filme de 1983 narra os dilemas do período do terror. Quatro anos após a Revolução, a situação econômica da França é um desastre. Cada cidadão é um suspeito em potencial. Ascabeças rolam com a guilhotina. O povo está com fome e medo constante, pois qualquer coisa que desagrade o poder é considerada um ato contra-revolucionário. Os mesmos revolucionários, que tinhamproclamado a Declaração dos Direitos do Homem, implantam um regime onde o terror impera.
Na primavera de 1794, Danton retorna a Paris e constata que o Comitê de Segurança, sob a incitação deRobespierre, inicia várias execuções em massa. Danton tem o apoio do povo e pregava o fim do terror junto com os indulgentes na Convenção, procurou conter os excessos da revolução francesa. Este participou darevolução francesa desde o início, e foi membro do diretório de Paris. Ao expressar desaprovação pelos excessos da política de Robespierre, acabou se convertendo em líder do setor moderado e entrando emchoque com Robespierre. Robespierre tem o poder. O embate entre os dois líderes dá inicio a um complexo processo político.
A Revolução Francesa foi o principal movimento político e social do séculoXVIII. Seu caráter democrático e liberal é representado pela ascensão política da burguesia e pela participação de camponeses e artesãos, na luta contra os vestígios feudais do Antigo Regime.
Oprincipal período da revolução, foi a fase popular (1792-940) quando o país foi governado por uma nova assembléia denominada Convenção. Essa etapa conhecerá o chamado "terror", a ditadura dos jacobinos(corrente política liderada pela pequena burguesia aliada ao povo, que defendia um caráter mais popular para a revolução). Esses, comandados por Robespierre e Saint-Just, instalaram o "terror" após oassassinato do líder jacobino Jean Paul Marat.
Robespierre liderou o movimento, mantendo-se no poder com apoio dos grupos mais extremistas de esquerda, como os seguidores de Hébert, que defendiam a...
tracking img