Energia solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Impacto Ambiental das Energias Renováveis
1.Generalidades
Classifica-se uma fonte de energia como renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização, como a radiação emitida pelo sol, a energia do vento, das marés ou dos cursos de água. As energias renováveis são virtualmente infindáveis apesar de serem limitadas em termos da quantidade de energia que é possívelextrair em cada momento.
Ao ritmo que cresce o consumo de energia proveniente de fontes não renováveis, e tendo em conta do aumento previsto a curto/médio prazo, colocam-se dois importantes problemas: questões de ordem ambiental e ainda o facto de os recursos energéticos fósseis serem finitos.
As fontes de energia renováveis são já consideradas uma alternativa às não renováveis. Num país comoPortugal, que não dispõe de recursos energéticos fósseis, o aproveitamento das fontes de energia renováveis deveria ser um dos objectivos primordiais da política energética nacional.

2.Sector das energias renováveis em Portugal
Em 2009, os Sectores Nacionais de Energias Renováveis representaram aproximadamente metade do total da Capacidade Eléctrica Instalada. Entre 2005 e 2009, a CapacidadeInstalada de Energias Renováveis registou um crescimento médio anual de cerca 10%.
A energia eólica contribuiu perto de 90% para o aumento da capacidade instalada das energias renováveis, reflectindo a importância que este sector tem vindo a assumir na evolução das energias renováveis em Portugal. Adicionalmente, destaca-se o crescimento da energia solar fotovoltaica, devido ao início dofuncionamento das centrais de grande dimensão para produção de electricidade.
O norte e centro do país são as regiões com maior capacidade instalada em energias renováveis. Estas zonas apresentam a maior concentração nacional de exploração de fontes de energia renovável, particularmente das fontes de energia hídrica e eólica, devido à maior disponibilidade de recurso. No sul há melhores condições para ouso de painéis fotovoltaicos, devido à maior exposição solar existente nesta área
A Produção Nacional de Electricidade com base em Fontes Renováveis apresenta valores correspondentes a uma taxa de crescimento médio de quase 10% por ano e entre 2005 e 2009, a produção das energias renováveis nacionais registou um crescimento médio superior ao verificado no resto do mundo.
A nível mundial, apesar deter uma representação bastante reduzida, Portugal tem ampliado a sua importância referente aos valores registados em anos anteriores. No espaço da União Europeia, Portugal aparece como um parceiro relevante no sector das energias renováveis, tendo-se posicionado em 2009 como o 4º país com maior peso de fontes de energia renovável no consumo eléctrico nacional.
A Política Energética de Portugalantevê metas ambiciosas para as Energias Renováveis a atingir nos próximos anos. As estimativas de progresso da capacidade do equipamento instalado em Portugal continuam a perspectivar um desenvolvimento significativo do sector, sendo expectável um crescimento médio anual na ordem de 8% nos próximos anos.
Apesar de um possível aumento da energia solar fotovoltaica, prevê-se que as fontes deenergia hídrica e eólica manter-se-ão as principais produtoras de electricidade no âmbito das energias renováveis.
3.Impacto ambiental
A produção de electricidade por uso de fontes renováveis permite evitar emissões de gases nocivos ao meio ambiente!
No nosso País, a geração de electricidade é responsável por cerca de um terço das emissões de dióxido de carbono, sendo o sector dos transportes o seugrande responsável, com um peso de quase 35% do total emitido para a atmosfera.
Recentemente, verificou-se um aumento da produção de electricidade a partir de fontes de energia renováveis que se tem revelado benéfica para o meio ambiente, pois permite a substituição das fontes poluentes na produção de electricidade.
Entre 2005 e 2009, foram evitadas emissões de mais de 30 milhões de toneladas...
tracking img