Resenha da obra de thomas hobbes o leviatã

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O texto proposto inicia contando uma pequena biografia da vida de Thomas Hobbes, sendo preciso com a data do seu nascimento, em uma sexta feira santa, que se refere como data não apropriada para seu nascimento já que foi considerado o principal secularista de seu tempo, mas que era adepto da igreja Episcopal, e por muitos, considerado ateu.
Abandonado por seu pai, umvigário irascível e ignorante, tendo problemas com um clérigo visitante na porta de sua igreja, fugiu à surdina, deixando seus três filhos pequenos, entre eles Thomas Hobbes. Nascido de parto prematuro pelo pânico que sua mãe enfrentara com os rumores de ataques da armada espanhola.
Hobbes dedicou-se a maior parte de seus dias a aprender grego e latim até seus quinze anos de idade onde partiu praOxford onde teve um ensino medieval. Entediando-se nas livrarias de Oxford passando muito tempo a dedicar-se a estudos de mapas e cartas.
Formando-se, Hobbes vira tutor da família Cavendish, de Hardwicke. Hobbes encarregou-se do grande giro pela Europa, ficando o tempo suficiente para aprender Frances e Italiano.
Hobbes chegou a considerar inútil seu estudo em Oxford, pelo fato de ouvirvários ataques ao estudo escolástico. Tinha o desejo de se tornar erudito, mas até então só o que tinha era habilidade com os clássicos. Estudou poesia e história grega durante duas décadas seguintes não dando atenção aos grandes filósofos gregos.
Em sua primeira obra, que foi publicada quando tinha quarenta, introduzia- la mostrando seu descontentamento pela a democracia explicitando seu desejode governantes singulares, únicos.
Seu tutelado torna-se influente em seu meio social, dando a condição a Hobbes de conhecer e conviver com grandes figuras pensantes como Bem Johnson e Frances Bacon. Embora ligado a Bacon foi pouco influenciado por suas idéias. Aos cinqüenta anos, Hobbes faz um novo giro pela Europa com seu novo tutelado e mergulhou na ciência e na filosofia.
Hobbes emParis apresenta uma obra sobre Descartes, critica apresentada no grupo cientifico de Mersenne, mas ansiava por suas próprias obras, não queria mais fazer criticas de outros autores, e sim falar de sua própria obra.
Decidindo que iria fazer uma versão mais popular de uma publicação que havia feito anteriormente sobre filosofia política chamada De Cive em inglês, resultando no Leviatã, obra maisapreciada de sua autoria. Obra que será apresentada nessa resenha.


Leviatã
Capitulo XIII


O capitulo em questão trata sobre o interior do homem, voltando-se para natureza, dizendo que o a natureza fez o homem igual quanto às faculdades do corpo e do espírito, podendo até encontrar um homem mais forte de corpo do que outro ou de espírito mais vivo, mas quando olhamos para oconjunto não conseguimos ver que a diferença não é considerável.
Nas faculdades do espírito encontram-se igualdades maiores ainda, podemos ver essa igualdade na concepção presunçosa da própria sabedoria, onde o homem acha que nem um homem é mais elevado do que a dele própria. Frase interessantíssima pra entendermos essa igualdade é que “não há, em geral, maior sinal de distribuição igual dealguma coisa do que o fato de um homem estar contente com a sua parte.
Quando dois homens não conseguem atingir metas que ambos desejam eles se tornam inimigos. Isso faz com que o homem se defenda, e não há melhor maneira de se defender se não for pela força e pela astúcia, dominar as pessoas e a quantidade de homens que poder.
Isso cria no homem a empatia pelo outro, tornando assimimpossível o prazer na companhia um do outro quando não existe nem um poder que inspire respeito um ou outro.
A análise não é outro, se não encontrar no homem causa principais de discórdia que seria a competição, a desconfiança e a glória, fazendo o homem atacar por lucro, por segurança, por reputação. Necessariamente se faz o direito no meio da sociedade. Em uma situação de atrito entre os...
tracking img