Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1391 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS (EAD)

SANDRO SANTANA

Resenha Critica sobre
Os Processos Revolucionários na América Espanhola, de Maria de Fátima Silva Gouvêa

SALVADOR-BA
2009
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS (EAD)

SANDRO SANTANA

Resenha Critica sobre
Os Processos Revolucionários na América Espanhola, de Maria de Fátima Silva GouvêaResenha apresentado como parte da avaliação da disciplina História da America III do Semestre 2009.1, do 4° Período no curso de Licenciatura Historia Orientação: Prof° : Edemir Brasil

SALVADOR-BA
2009
Sandro Santana

Análise do Conceito e Processos Revolucionários na América Latina.
resenha do artigo “Revolução e Independências: Notas sobre o conceito e os Processos Revolucionários naAmérica Espanhola”, de Maria de Fátima Silva Gouvêa.
Maria de Fátima Silva Gouvêa
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em História da América Latina, Institute of Latin American Studies (1984), e doutorado em História, University College (1989), ambos da Universidade de Londres. Atualmente ocupa aposição de professor associado no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História das Instituições, com ênfase na História do Brasil na época moderna e no século XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: história do império português, das hierarquias do poder e da administração no mundo português, debate historiográfico e cultura política.Tema bastante complexo e pouco discutido nas escolas de ensino básico do nosso país, mas abordado de forma clara e objetiva. É o que fez a Doutora Maria de Fátima Silva Gouvêa, no seu artigo Revolução e Independências: Notas sobre o Conceito e os Processos Revolucionários na América Espanhola (Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, nº 20, 1997), cujo objetivo é discutir o conceito de revoluçãoe os processos revolucionários na América Ibérica.

A autora traz um balanço bibliográfico do tema, seu artigo é dividido em três temas: I-A revolução na sombra: entre o continuísmo colonial e o liberalismo atlântico; II- A revolução possível: guerra civil e “mutação” e, III – A revolução de fato: tensões sociais no “vazio de poder” hispânico.
Inicialmente é realizada uma análisehistoriográfica do termo “Revolução” nas independências latino-americanas, segundo o historiador Prado (1985), nos fins do século XIX, a mesma é denominada convencional e com poucas explicações, no qual o termo “revolução” é atribuído apenas a guerras de independência, sem levar em consideração todo o contexto em que se encontrava inseridas. Esses eventos são analisados do ponto de vista local. Também é traçadoum paralelo entre a independência das treze colônias anglo-saxônicas e da América Latina, mostrando o quanto foram opostas.

Após analisar minuciosamente os textos, que aborda um questionamento da autora Maria de Fátima Silva Gouvêa, no que concerne aos relatos historiográficos de alguns autores sobre a estrutura de independência na América espanhola, sob um ponto de vista mais crítico e atualem oposição à historiografia conservadora e continuísta caracterizada por uma forma de abordagem marcada pelo olhar nacionalista, onde a menção da palavra revolução não demonstrava o seu significado de fato, podemos responder a este questionamento? Com base nos textos de Maria de Fátima Silva Gouvêa. Disponível no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem, no site da FTC – ead), Juntamente com o grupopodemos Discutindo alguns mitos, segundo Prado (1985). Contudo,havia um pensamento ambíguo entre a maturidade política das classes dominantes locais e a perspectiva das classes populares em relação a ausência do conceito de cidadania, que visava explicar a origem dos Estados Nacionais, a partir do desvinculamento Colônia e Metrópole , que foram acontecimentos particulares a cada colônia.  A...
tracking img