Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Veyne, Paul Marie. Como se escreve a história; Foucalt revoluciona a história. Tradução de Alda Baltar e Maria Auxiadora Kneipp.Brasília : Editora Universidade de ,2008
Teoria é uma hipóteserelativamente aceitável no ensino de história. A teoria descreve uma história, pois, no campo da teoria permite elaborar questões supostamente imaginadas do real, do acontecido na história de fato,incluindo detalhes não “verídicos”. A teoria segundo o autor é somente um resumo de trama, com alegorias. Pois a história não é comprovadamente uma ciência, onde pode haver equívoco durante o processo teóricoinvestigativo de determinado fato histórico. Mais o historiador deve se atentar a uma questão muito importante no campo da teoria, para não tirar conclusão precipitada de aspecto geral.
Típico emhistória nem sempre é típico mesmo, pois determinado acontecimento não seguirá uma sequência como as plantas, doenças, etc. citadas como exemplo. Isso quer dizer que a história não obedece a umadeterminada ordem, combinações das soluções possíveis para problema finitos ou infinitos. A história comparada vem sendo atualmente obedecendo a uma série de regras, para refletir profundamente fatosocorridos e determinado contexto, época, sociedade e cultura. Essa comparação não pode ser considerada como compatível em todos os lugares, pois são acontecimentos distintos como, por exemplo, do feudalismoeuropeu com o japonês.
“os conceito de história são instrumentos estranhos; eles permitem compreender porque são ricos de um sentido que ultrapassa qualquer definição possível”. Isso quer dizer queconceito em história leva em conta vários procedimentos de análise que serão observados, particularidades científica que englobam todos os aspectos. Mais há também conceitos sublunares que são essesconceitos? São conceitos elaborados de “pré-conceitos” onde se observado conceitos relativos ao senso comum.
UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCHT - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E...
tracking img