Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERÊNCIAS

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Tradução Carmen C.Varriale El AL.Coodernação de tradução João Ferreira. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1991. Vol.1.
CORDÓVA, Rogério de A. Educação brasileira: processo de trabalho. Brasília: pie/UnB/FE, 2003. Módulo V, v.1.
CURY, Carlos R.Jamil.Os Conselhos deEducação e a gestão dos sistemas.In:FERREIRA,N.S.C.; AGUIAR,M.A.(Orgs).Gestão da Educação:impasses,perspectivas e compromissos.São Paulo:Cortez,2000.
GOMES, A.C.Candido. Conselhos de Educação: luzes e sombras. Revistas de Educação AEC, Brasília, v.32, n.129, p.86-98, out./dez.2003.
GUARINELLO, Norberto L. Cidades-Estados na Antiguidade Classica. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, CarlaBassanezi (Orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.
MARQUES, M.Osório. Os paradigmas da educação. RBEP, Brasília: MEC/INEP, v.73, n.175, p.547-565, set./dez.1992.
MENDONÇA, Erasto F.A regra do jogo: democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas: Lapplane, 2000.
PARO Victor. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã Editora, 1996.
SACUPIRA,Newton Lins B. Relações entre o Conselho Federal de Educação e os Conselhos Estaduais. Documenta, Rio de Janeiro, n.21, v.2, dez.1963.
VASCONCELLOS, Pe . José de. A Lei de Diretrizes e Bases e as esferas de competência: federais estaduais e municipais. Documenta, Rio de Janeiro, n.20, Nov.1963.





A obra tem por objetivo oferecer algumas reflexões conceituais e informações sobre asexperiências em cursos nos sistemas de ensino, que possam servir de orientação para os gestores na implantação e na dinamização dos Conselhos Escolares.
Para entender melhor esses objetivos o caderno é divido em três partes:
Parte I - CONSELHO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO: Procura situar os conselhos no contexto histórico de participação, pela via direta ou representativa, na organização da sociedade e nagestão da coisa pública, e compreender as diferentes naturezas dos colegiados educacionais da gestão dos sistemas de ensino e de suas escolas.
Parte II - CONSELHOS ESCOLARES NO SISTEMA DE ENSINO: Analisa 101 leis dos sistemas estaduais e municipais que tratam da gestão democrática da educação pública, procurando destacar as características das experiências de implementação do municípioconstitucional.
Parte III - ALGUMAS QUESTÕES PARA DISCUSSÃO: Levanta alguns questionamentos, a partir dos fundamentos explicados na primeira parte e ante as questões suscitadas na analise das experiências em curso, relativo aos Conselhos Escolares com uma das estratégias de gestão democrática da educação pública.
A nova organização dos Conselhos Escolares apresenta- se como uma estratégia central na busca decompreender e situar o papel do Conselho Escolar na gestão democrática da educação pública
A origem e a natureza dos conselhos são muito diversificadas. As instituições sociais em geral, são frutos de longa construção histórica.
A origem dos conselhos se perde no tempo e se confunde com a história da política e da democracia. Os registros históricos indicam que já existiam, há quase trêsmilênios, no povo hebreu, nos clãs visigodos e nas cidades- Estados do mundo Greco-romano, conselhos como forma primitivas e originais de gestão de grupos sociais. A Bíblia registra que a prudência aconselhara Moisés a reunir 70 ‘’anciãos ou sábios’’para ajudá-lo no governo de seu povo, dando origem ao sinédrio, os ‘‘Conselhos de Anciãos’’do povo hebreu.
Ao analisar a constituição das cidades-estados,entre os séculos IX e VII a.C. no livro História da cidadania, organizado por Pinsky (2003) Norberto L.Guarinello observa que a solução dos conflitos crescentes, resultantes de cada vez mais complexa vida grupal, não podia ser encontrada nas relações de linhagem ou numa autoridade superior, mais devia ser resolvido comunitariamente, por mecanismos públicos. E conclui que:
Aqui reside a mais...
tracking img