Reflexo politico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































INTRODUÇÃO

Não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder. Porém, o homem é um ser essencialmente político. Todas asnossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem conseqüências e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós.
Este trabalho acadêmico foi desenvolvido em busca do entendimento de fatos que tem motivado o descontentamento geral da população com relação às açõestomadas pelos representantes do povo, além de buscar entender o significado do termo “política”, refletir sobre as atitudes dos homens públicos e o reflexo de suas ações na concepção dos indivíduos.

DESENVOLVIMENTO

Política - Conjunto dos fenômenos e das praticas relativos ao Estado ou a uma sociedade? È arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos. Qualquermodalidade de exercício da política, habilidade no trato das relações humanas, modo acertado de conduzir uma negociação estratégica. A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estados chamadas “polis”, nome do qual se derivaram palavras como “politiké”,(políticos em geral) e “politikós” dos cidadãos,pertencente aos cidadãos) que estenderam-se ao Latim“politicus” e chegaram às línguas européias modernas através do Frances “politique” que em1265 já era definida neste idioma como “ciência do governo dos estados”.Política pode ser ainda a orientação ou a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público:Política financeira,política econômica,política educacional,política social.numa conceituação moderna,política é aciência moral normativa do governo da sociedade civil. A política é o objeto de estudo, da ciência política e da ciência social. A política, como forma de atividade ou de forma humana, esta estreitamente ligada ao poder. O poder político do homem sobre outros homens, descartados outros exercícios de poder, sobre a natureza ou os animais por exemplo. O poder político se baseia na posse dos instrumentoscom os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra. A possibilidade de recorrer a força distingue o poder político de outras formas de poder. Isso não significa que ele seja exercido pelo uso da força: A possibilidade do uso é condição necessária, mas não suficiente para a existência do poder político. A característica mais notável é que o poder detém aexclusividade do uso da força em relação à totalidade dos grupos sob sua influencia. A política assim aprendemos que é algo como uma necessidade imperiosa para a vida humana, e na verdade,tanto para a vida do individuo,maior para a sociedade.Como o homem não é autárquico,porém depende dos outros em sua existência,precisa haver um provimento da vida relativo a todos,sem o qual não seria possíveljustamente o convívio.Tarefa e objetivos da política é a garantia da vida no sentido mais amplo. A tarefa da política esta diretamente ligada com a grande aspiração do homem moderno: a felicidade. A ciência de governar é neste país uma habilidade, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pelo exibicionismo, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse A política é uma arma, em todos ospontos revoltas pelas vontades contraditórias: ali dominam as más paixões,ali luta-se pela avidez do ganho, ou pelo gozo da vaidade,ali há a postergação dos princípios e o desprezo dos sentimentos.à arena sobem todos os homens inteligentes,nervosos,ambiciosos,todos querem penetrar neste átrio,ambiciosos do espetáculo cortesão,ávidos de interesses, e de dinheiro,insaciáveis dos gozos da...
tracking img