Os reflexos da crise de 1929 no brasil cafeeiro dos primeiros anos da década de 1930.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIABEU – Centro Universitário
Curso de História
LICENCIATURA EM HISTÓRIA




Os reflexos da crise de 1929 no Brasil cafeeiro dos primeiros anos da década de 1930.



Mayara Dalmas Ferreira















Belford Roxo
2008
UNIABEU – Centro Universitário
Curso de História
LICENCIATURA EM HISTÓRIA




Os reflexos da crise de 1929 no Brasil cafeeiro dos primeirosanos da década de 1930.



Mayara Dalmas Ferreira





Projeto de Pesquisa apresentado como exigência final para obtenção do grau de Licenciatura em História – UNIABEU, sob a orientação do Professor Ronaldo Sávio Paes Alves, mestre em História Social.








Belford Roxo
2008


























Posso nãoconcordar com o que dizes, mas lutarei até a morte pelo seu direito de dizê-lo.
Voltaire































Dedico este projeto a todos aqueles que, assim como eu, acreditam que, conhecendo e entendendo o passado, podemos mudar o futuro; aquele que busca sempre o melhor de si, visando construir uma sociedade maisjusta; aquele que acredita que a educação é o único meio de tornar o mundo melhor.
AGRADECIMENTOS

Agradeço antes de tudo a Deus, pois sem sua benção eu não estaria aqui, lutando e realizando um sonho de tanto tempo e pelo qual ultrapassei tantos obstáculos.
Aos meus familiares, em particular a minha mãe, que, tenho certeza, está tão feliz quanto eu neste momento e que, sem o seu apoioincondicional, sei que não teria conseguido.
Aos meus amigos, que me incentivaram quando estive prestes a desistir, que me apoiaram nos meus piores e melhores momentos e estiveram ao meu lado ao longo de todo esse tempo de árdua batalha para conseguir meu objetivo maior. Sílvia, Elisângela, José Carlos e tantos outros que conheci e passei a admirar como pessoas por todo esse período.
Ao meu orientadorMestre Ronaldo Sávio Paes Alves, pelo tempo dedicado a mim durante a elaboração deste projeto de pesquisa e a todo o corpo de professores da Uniabeu que, direta ou indiretamente, deixaram sua marca em minha vida acadêmica e pessoal.
















SUMÁRIO


INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------ 07

JUSTIFICATIVA----------------------------------------------------------------------------------- 13

OBJETIVOS ---------------------------------------------------------------------------------------- 15

QUADRO TEÓRICO ----------------------------------------------------------------------------- 16

HIPÓTESES --------------------------------------------------------------------------------------- 19METODOLOGIA E FONTES ------------------------------------------------------------------ 20

CRONOGRAMA ---------------------------------------------------------------------------------- 21

BIBLIOGRAFIA ------------------------------------------------------------------------------------ 22















INTRODUÇÃO


Este projeto pretende discutir os reflexos da crise de1929 no Brasil cafeeiro dos primeiros anos da década de 1930. Para isso, partiremos de estudos de autores renomados como Eric Hobsbawm, Dulce Pandolfi, Boris Fausto e José Jobson Arruda.
Não podemos analisar os reflexos da já mencionada crise no Brasil sem, anteriormente, entender como ela se processou nos Estados Unidos que, segundo Hobsbawm, “longe de serem um porto seguro das convulsões decontinentes menos afortunados, se tornaram o epicentro deste que foi o maior terremoto global medido na escala Richter dos historiadores econômicos (...)” (HOBSBAWM, 2008, p. 91)
Desde o início da Primeira Grande Guerra, os Estados Unidos passaram de país importador à grande potência exportadora, vendendo seus produtos às maiores nações do mundo que, diretamente envolvidas na guerra, não tinham...
tracking img