Resenha critica pedagogia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO

RESENHA CRÍTICA

MESTRANDA
Jancelice dos Santos Santana.

DISCIPLINA: Educação em Saúde.

DOCENTES: Dra. Maria Júlia Guimarães Oliveira Soares.
Dra. Wilma Dias de Fontes.

João Pessoa, outubro 2009.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - RESENHA CRÍTICA

FREIRE, Paulo.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p.

APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Nasceu em Recife em 1921 e faleceu em 1997. É considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e respeitado mundialmente. Embora suas idéias e práticas tenham sido objeto das mais diversas críticas, é inegável a sua grande contribuição em favor da educação popular. Publicouvárias obras que foram traduzidas e comentadas em vários países.
Suas primeiras experiências educacionais foram realizadas em 1962 em Angicos, no Rio Grande do Norte, onde 300 trabalhadores rurais se alfabetizaram em 45 dias. Participou ativamente do MCP (Movimento de Cultura Popular) do Recife. Suas atividades são interrompidas com o golpe militar de 1964, que determinou sua prisão. Exila-sepor 14 anos no Chile e posteriormente vive como cidadão do mundo. Com sua participação, o Chile, recebe uma distinção da UNESCO, por ser um dos países que mais contribuíram à época, para a superação do analfabetismo. Em 1970, junto a outros brasileiros exilados, em Genebra, Suíça, cria o IDAC (Instituto de Ação Cultural), que assessora diversos movimentos populares, em vários locais do mundo.Retornando do exílio, Paulo Freire continua com suas atividades de escritor e debatedor, assume cargos em universidades e ocupa, ainda, o cargo de Secretario Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, na gestão da Prefeita Luisa Erundina, do PT. Algumas de suas principais obras: Educação como Prática de Liberdade, Pedagogia do Oprimido, Cartas à Guiné Bissau, Vivendo e Aprendendo, A importânciado ato de ler.

O livro é constituído de 3 capítulos sob a responsabilidade de um autor, onde ele aborda de forma objetiva algumas questões fundamentais para a formação dos educadores, explica suas razões para analisar a prática pedagógica do docente desde o ensino fundamental à pós-graduação em relação à autonomia de ser e de saber do educando mantendo uma visão crítica e democrática.
Oprimeiro capítulo trata de uma reflexão sobre à prática docente de educadoras ou educadores críticos, progressistas, alguns deles são igualmente necessários a educadores conservadores. São saberes demandados pela prática educativa em si mesma, qualquer que seja a opção política do educador ou educadora. Freire inicia afirmando que “não há docência sem discência” ou seja deixa claro que o ensino nãodepende exclusivamente do professor, assim como a aprendizagem não é algo apenas do aluno.
Em sua análise menciona alguns itens que considera fundamentais para à prática docente, ensinar exige: rigorosidade metódica, ou seja, formar um aluno é muito mais que treinar e depositar conhecimentos simplesmente necessitamos de ética e coerência em nossa prática educativa. Pesquisa, não há ensino sem pesquisafaz parte da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. É preciso pesquisar para se conhecer o que ainda não se conhece e comunicar ou anunciar novidades. Respeito aos saberes dos educandos, um ensino voltado ao diálogo, à liberdade e ao exercício constante de busca ao conhecimento participativo e transformador. Uma educação que esteja disposta a considerar o ser humano como sujeito de suaprópria aprendizagem e não como mero objeto sem respostas e saber. Criticidade chama a atenção dos educadores formados ou em formação à responsabilidade ética, elucidando-os na arte de conduzir seres à reflexão crítica de suas realidades. Estética e ética, a necessária promoção da ingenuidade a criticidade não pode ou não deve ser feita a distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre...
tracking img