Resenha critica do filme a harmonia dos mundo de carl sagan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha sobre o filme “A Harmonia dos Mundos”- Carl Sagan
As estrelas sempre despertaram a curiosidade e a imaginação da humanidade, fazendo com que ela às observassem com o intuito de descobrir qual o seu propósito. Com isso, as pessoas começaram a notar que os astros têm influencias nos traços psicológicos, na evolução da vida e nas características humanas, assim surgindo à astrologia. Porémna atualidade se pegássemos dois jornais ou revistas que publiquem sobre astrologia (horóscopos), do mesmo dia seriam bem diferentes como é mostrado no vídeo a harmonia dos mundos feito por Carl Sagan, sendo apenas previsões e não o que vai acontecer segundo a influência dos astros.
As interpretações de alguns grupos de estrelas por povos diferentes eram surpreendentes, a partir disso osobservadores noturnos notaram que as estrelas têm o mesmo movimento que o Sol, que também é uma estrela, nasce ao leste e se põe no oeste e perceberam que vemos constelações diferentes a cada estação do ano. Mas todo esse estudo sobre astronomia não era em vão, eles precisavam saber sobre as estrelas, Sol, Lua e outros corpos celestes para sobreviver, o conhecimento sobre as estações era necessárioprincipalmente para a agricultura.
Com observações rotineiras, nossos ancestrais notaram que algumas estrelas se moviam de maneira anormal perante as outras, e centenas de anos antes de Cristo as hipóteses para este acontecimento eram muitas, inclusive deuses, seres vivos desconhecidos, entre outros. Foi assim que o questionamento do que fazia os corpos celestes e as estrelas se moverem surgiu.
Noséculo I d.C nasceu em Alexandria no Egito, a pessoa que teria um conceito geocêntrico que evitou os estudos astronômicos em quase 1.500 anos, Claudius Ptolomeu é de origem grega e defendeu a teoria do sistema geocêntrico, com base na herança das informações que se tinha na época de Platão e Aristóteles de que as órbitas de astros como Mercúrio, Lua, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno seriam círculosperfeitos, porém depois com mais observação pode-se notar que os elementos eram incompatíveis com esse esquema. Com o surgimento de uma nova religião, o cristianismo. A Igreja queria ter raízes fortes pra tentar despertar nos povos de todo o planeta a fé que os levariam a seguir o catolicismo, Ptolomeu teve o apoio da Igreja, porque que maneira melhor teria de fazê-lo que não fosse alienar aspessoas de que Deus os fez e que todo o resto gira ao seu redor? E ainda por cima era auge do Império Romano.
Tycho Brahe nascido em 1546 em Skane na Dinamarca viu seu desejo pela astronomia crescer quando presenciou um eclipse parcial do Sol e ficou impressionado com a precisão matemática do fenômeno. Brahe teve a oportunidade de contemplar um evento celeste que o motivaria nos estudos daastronomia: a explosão de uma supernova na constelação de Cassiopeia. Ou seja, uma estrela de grande massa que ao morrer emite um pulso de luz de curta duração em comparação com seu tempo de vida, porém de grande intensidade durando aproximadamente 18 meses, podendo ser observado a luz do dia com brilho maior que o de todas as estrelas da galáxia juntas.
Em uma ilha com um observatório que ganhou depresente do Rei Frederico II, Tycho pôde fazer muitas observações e construir novos instrumentos úteis na astronomia, se tornando um astrônomo mais reconhecido que Nicolau Copérnico. Graças a toda aparelhagem que ele teve acesso, uma enorme quantidade de dados sobre movimentos planetários foi obtida, esse foi um dos fatores que levou Johannes Kepler a se interessar pelo convite de se juntar à Brahe.Johannes Kepler astrônomo, astrólogo e matemático nascido em 1571 em Weil na Alemanha. Mesmo sendo protestante para ele seu Deus era o poder criador do universo.Ele sempre uniu astrologia e astronomia, mas com o passar do tempo começou perceber que o embasamento da astrologia era intuitivo, não tinha como ser comprovado tudo o que dizia-se.
Até então, havia o conhecimento de somente seis...
tracking img