Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES ANHANGUERA EDUCAÇÃO A DISTANCIA





COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL











Rio Grande, Abril de 2012

INTRODUÇÃO

Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano, que foca suas atitudes dentro de uma organização.
A importância desse estudo é aumentar a produtividade, melhorar desempenho, reduzir faltas, rotatividade e promover qualidade detrabalho.
Em uma instituição onde há colaboradores comprometidos, podem ser criadas estratégias para melhor convívio, correções políticas e práticas, reorganização de grupos feitos através de uma análise de semelhanças e que provavelmente obterão um melhor desempenho dentro da organização.
Dentro do Comportamento Organizacional, usando a eficiência e a eficácia, o administrador leva ao sucesso oseu empreendimento.
A eficiência é a forma como uma atividade é feita enquanto a eficácia se refere ao resultado da ação.
A eficiência é fazer certo, é a capacidade do administrador obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos enquanto a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, fazer o que é certo para alcançar seu objetivo.

“Fazer a coisa certa de forma certaé a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. (Paulo Sandroni – 1996)


CAPITULO 1
Definição de Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional estuda o desempenho das pessoas dentro do ambiente de trabalho e de como esse desempenho influencia diretamente a organização. O estudo busca o bom funcionamento da organização e do indivíduo, por si só, conquistando assim um bomrelacionamento entre eles. Sendo assim, o Comportamento Organizacional busca efetivar os objetivos pessoais tendo como recompensa satisfação no trabalho e auto-realização.
Comparação entre definições de Comportamento Organizacional
Definição 1: Segundo John A.Wagner ,com o livro Comportamento Organizacional criando vantagem competitiva, defini-se que Comportamento Organizacional é um campo de estudovoltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.
Isto é o comportamento está enfocado a observar o indivíduo por si, buscando facilitar o entendimento de processos grupais e organizacionais, assim proporcionando melhoria e crescimento em união do indivíduo e da empresa.
Definição 2: Segundo Stephen P. Robins, Comportamento Organizacional é umcampo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, relatividade, desempenhohumano e administração.
Chegamos a conclusão então, que o estudo de Stephen é mais direto, ele visa e prioriza a melhoria da empresa com base no estudo dos indivíduos, assim aprimorando a eficácia organizacional.


Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de Comportamento Organizacional:
Sistema aberto 1. Organização Social2. Ser humano 3. Reino animal 4. Vida vegetal 5. Sistema Aberto Auto-Regulável:Célula|Sistema fechado 6. Sistema Cibernético simples: Termostato 7.Sistemas Dinâmicos simples: Mecanismo de Relógio 8. Sistemas Estáticos Simples: Estrutura.|


CAPITULO 2

Inovação significa elevar a criatividade a um nível superior, requer movimentação produtiva, determinação e persistência. Inovar é adotar novas tecnologias que permitem aumentar a competitividade de uma empresa.
Exemplificamos três...
tracking img