Carl sagan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 603 (150575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARL SAGAN

O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS

A CIÊNCIA VISTA COMO UMA VELA NO ESCURO

Assombrado com a escuridão que parece tomar conta do mundo, onde explicações pseudocientíficas e místicas ocupam cada vez mais os espaços dos meios de comunicação, Carl Sagan acende a vela do conhecimento científico para tentar iluminar os dias de hoje e recuperar os valores da racionalidade. Em meio aanjos e ETs, astrólogos e médiuns, fundamentalismos religiosos e filosofias alternativas, dois mais dois continuam a ser quatro e as leis da mecânica quântica permanecem valendo em qualquer parte do planeta. Este livro é uma reafirmação plena do poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia.

Carl Sagan é professor de astronomia e ciências espaciais na Cornell University e cientistaconvidado no Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Autor de dezenas de artigos e livros científicos e agraciado com várias medalhas e prêmios por suas contribuições ao desenvolvimento e divulgação da ciência, é também autor de muitos best-sellers, Cosmos, entre eles Cosmos, o livro de ciência mais lido no mundo Azul, inteiro, e Pálido Ponto Azul, publicado pelaCompanhia das Letras.

Este livro é uma defesa apaixonada e apaixonante da ciência e da racionalidade humana. Carl Sagan, que não tem poupado esforços para divulgar os conhecimentos científicos de forma correta e clara, ataca o vírus do analfabetismo científico que faz, por exemplo, com que a maioria dos americanos pense que os dinossauros conviveram com os seres humanos e que desapareceram noDilúvio porque não cabiam na Arca de Noé. Ou que acredite em explicações pseudocientíficas e ficções, do monstro de Loch Ness às estátuas lacrimejantes da Virgem Maria, do Abominável Homem das Neves ao poder das pirâmides e dos cristais, do Santo Sudário a terapias de vidas passadas, de anjos e demônios a seres extraterrestres que seqüestram e estupram. Para o autor de Pálido Ponto Azul, longe de sereminócuas, essas crenças e modismos podem causar danos terríveis; nos Estados Unidos pais inocentes estão sendo condenados em decorrência de falsas lembranças de abuso sexual de seus filhos, induzidas por terapeutas incompetentes. Da mesma forma, ele mostra que a crença nos argumentos de autoridade e o declínio da compreensão dos métodos da ciência prejudicam a capacidade de escolha política e põemem risco os valores da democracia. Como todos os livros de Sagan, O mundo assombrado pelos demônios está cheio de informações surpreendentes, transmitidas com humor e graça. Seus ataques muitas vezes divertidos à falsa ciência, às concepções excêntricas e aos irracionalismos do momento são acompanhados por lembranças felizes da infância, quando seus pais o colocaram em contato pela primeira vezcom os dois modelos de pensamento centrais para o método científico: o ceticismo e a admiração. Para aqueles que vivem bombardeados diariamente pelos fenômenos "fantásticos" da vida, este livro funciona como um tratamento de desintoxicação. Mais que uma vela bruxeleante, trata-se de um jato de luz destinado a varrer os demônios do obscurantismo que pairam sobre nosso tempo.

Para Tonio, meu neto.Eu lhe desejo um mundo livre de demônios e cheio de luz.

Esperamos pela luz, mas contemplamos a escuridão. Isaías, 59:9

É melhor acender uma vela do que praguejar contra a escuridão. Adágio

ÍNDICE
Prefácio - Meus professores 1. A coisa mais preciosa 2. Ciência e esperança 3. O Homem na Lua e a Face em Marte 4. Alienígenas 5. Simulações e sigilo 6. Alucinações 7. O mundo assombradopelos demônios 8. Sobre a distinção entre visões verdadeiras e falsas 9. Terapia 10. O dragão na minha garagem 11. A cidade das aflições 12. A arte refinada de detectar mentiras 13. Obcecado pela realidade 14. A anticiência 15. O sono de Newton 16. Quando os cientistas conhecem o pecado 17. O casamento do ceticismo e da admiração 18. O vento levanta poeira 19. Não existem perguntas imbecis 20. A...
tracking img