Resenha critica do filme escritores da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA

FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE

Apresentações do Filme/Informações Técnicas
Escritores da liberdade; (Original: Freedom Writers); País de Origem: Alemanha/EUA; Gênero: drama; Classificação etária: Livre; Duração: 122 min; Ano de Lancamento: 2007;Estúdio /Distribuição: UIP; Direção: Richard LaGravenese . Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher. Elenco: HilarySwank (Erin Gruwell), Patrick Dempsey (Scott Casey), Scott Glenn (Steve), Imelda Staunton (Margaret Campbell), April Lee Hernandez (Eva), Mario Barret (André Bryant), Kristin Herrera (Glória), Jacklyn Ngan (Sindy), Sergio Montalvo (Alejandro), Jason Finn (Marcus), Deance Wyatt (Jamal), Vanetta Smith (Brandy), Gabriel Chavarria (Tito), Hunter Parrish(Ben), Antonio Garcia(Miguel), Giovannie Samuels(Victória).

Informações do Diretor
Richard Lagravenese tem 51 anos, nasceu em 30 de Outubro de 1959 em Brooklin/EUA. Estudou teatro na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York. Começou sua carreira com o roteirista original de The King Fisher, Terry Gilliam, foi nomeado para um Oscar de melhor roteiro. Estreou como diretor com seu próprio roteiro com Holly Hunter, Danny DeVito eQueen Latifah. Além de Escritores da Liberdade, ele tem outros longa metragem como: P.S. Eu Te Amo em 2007; Paris Eu te Amo 2006 e A década Under the Influencer 2003.

Sinopse do Filme.
O filme é baseado numa história, real que trata de realizações face à adversidade. Em 1994, na sala 203 da escola Woodrow Wilson W.S em Long Beach, Califórnia, uma professora chamada Erin Gruwell, professora estacheia de ideais e sonhos, novata na Instituição de ensino foi contratada para lecionar Língua Inglesa e Literatura, mas ela foi mais, além disso, ela se deparou com uma dura realidade ao enfrentar a turma 203, uma turma de ensino médio classe de alunos, rotulados pela administração do colégio como adolescentes “em risco” ou “problemáticos”. A classe era uma mistura de afro-americanos, latinos,cambojanos, vietnamitas, entre outros, muitos dos quais cresceram em vizinhanças agressivas e participavam de gangues de Rua em Long Beach. Nos primeiros de aula, os estudantes obstruíram a sala mostrando que não estavam interessados no que sua professora tinha a ensinar, inclusive fazendo apostas sobre quanto tempo ela duraria em sua sala de aula. Mas um episódio mudou o rumo da história. Quando umacaricatura racial de um dos estudantes afro-americano circulou a sala de aula, Erin Gruwell interceptou irritadamente o desenho e comparou-o às caricaturas dos judeus, feitas por nazistas durante o holocausto. Os estudantes responderam de forma confusa à sua comparação, o que chocou a professora ao descobrir que muitos de seus alunos nunca tinham ouvido sobre o holocausto. Entretanto, quandoperguntou quantos em sua classe tinham sido alvos de disparos, quase todos levantaram as mãos. Isto deixou Erin Gruwell chocada, porém inspirada a não desistir dos alunos. A partir daí a professora teve a brilhante idéia de aplicar em sala de aula a leitura do livro “O DIÁRIO DE ANNY FRANK”, após isso distribuiu em sala de aula cadernos para que elaborassem a construção de seus próprios diários, ondenos mesmos os adolescentes retratariam suas experiências, sonhos e metas.
Promoveu viagens culturais, visita ao Museu do Holocausto, comprou livro para estimulação da leitura entre eles, bem como através de seu incentivo, escreveram uma carta a Miep Gies(protetora de Anny Frank durante o holocausto), e obtiveram um encontro com a mesma .
Sem apoio algum trabalhando em três empregos, investiu detodas as formas nesses excluídos da sociedade, dando-lhes a oportunidade de visualizar outros caminhos e de publicar seus escritos através do livro “Escritores da Liberdade” (1999), influenciando assim as Instituições de Ensino espalhadas por todo Brasil.

CONCLUSÃO PESSOAL DO FILME
O filme Escritores da Liberdade aborda principalmente um dos preconceitos mais perplexo que é o...
tracking img