Resenha critica do filme desmundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTO E CRONICA
CONTO:
O conto é uma narrativa breve em prosa (ou seja, uma narrativa curta.) ainda que contenha os mesmos componentes do romance (narrativa longa). Entre suas principaiscaracterísticas, estão a concisão (ou seja, expor idéias com poucas palavras), a precisão (rapidez e acerto), a densidade (a quantidade de informações), a unidade de efeito ou impressão tota: o conto precisacausar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade. (como diziam Edgar Allan Poe e Anton Pavlovitch Tchékhov).
Diz-se que um conto tem várias fases:
Obviamente, a primeira fase é aoral. Não é possível precisar o seu início: o conto se origina num tempo em que nem sequer existia a escrita; as histórias eram narradas oralmente ao redor das fogueiras das habitações dos povosprimitivos – geralmente à noite. Por isso o suspense, o fantástico, que o caracterizou originalmente. E eram contadas e passadas de boca a boca.
A primeira fase escrita é provavelmente aquela em que osegípcios registraram "O livro do mágico". Daí vamos passando pela Bíblia – veja-se como a história de Caim e Abel tem a precisa estrutura de um conto. O antigo e novo testamento trazem muitas outrashistórias com a estrutura do conto, como os episódios de José e seus irmãos, de Sansão, de Ruth, de Suzana, de Judith, Salomé; as parábolas: o bom samaritano, o filho pródigo, a figueira estéril, a dosemeador, entre outras.
A segunda fase escrita começa por volta do século XIV, quando registram-se as primeiras preocupações estéticas. Giovanni Boccaccio aparece com seu Decameron, que se tornou um clássicoe lançou as bases do conto tal como o conhecemos hoje, além de ter influenciado gente como Shakespeare, Molière, Hans Sachs, Lope de Vega, Geoffrey Chaucer, Charles Perrault, La Fontaine, entreoutros.
Chegando ao século XIX o conto ascende através da imprensa escrita, toma força e se moderniza. Washington Irving é o primeiro contista norte-americano de importância. Os irmãos Grimm (Jacob e...
tracking img