Analise Critica - Resenha Filmes Desmundo e a Missão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Análise dos filmes: Desmundo e A Missão

a. Análise critica do Filme: Desmundo.

Inspirado no romance de Ana Miranda, o filme de época falado em português arcaico mostra uma das vertentes da gênese do povo brasileiro dentro de um retrato do Brasil colônia de 1570. No inicio da trama mostra o envio de órfãs portuguesas em embarcações sujas e sem nenhum tipo de higiene e organização, fatocomum à época. A história conta o inicio da colonização brasileira, onde há o pedido do Padre Manoel da Nóbrega ao Monarca português o envio de órfãs “brancas” (caucasiana) e de boa linhagem para se desposarem aos colonos e assim evitar as miscigenações com as índias e negras, mantendo-se uma linhagem “pura”. A história concentra-se numa das órfãs vindas de Portugal, a Oribela. Moça de almareligiosa que se recusa a casar com quem foi designada e por isso é castigada por sua tutora através de palmatórias e nesse momento traça-se um inicio sutil de ligação no que depois haveria de ser a pessoa por quem se apaixonara o mercador Ximeno. Sem ter como escapar de que foi designada é desposada por Francisco de Albuquerque, homem de aparência rude, grosseira, mas com espírito melancólico, carente esofrido. O filme mostra também outras duas personagens, uma criança com deficiências mentais e a mãe de Francisco com o rosto martirizado pelos os anos vividos sobre uma terra a ser desbravado pela imposição da violência e escravidão, regras religiosas, e uma cultura misturada cristã, europeia e nativa. Outro ponto importante, que vale salientar em Desmundo, é o conflito entre os padres e oscolonos, que eram constantes, pois o escravo era uma mão de obra barata que dava bastante lucro.

Dentro da trama o maior desejo de Oribela era de fugir, sair de uma posição imposta a ela e voltar a sua antiga liberdade e a sua casa pátria. Francisco já então seu marido mostra a realidade nua e crua de uma sociedade em construção, a violência, busca do poder, sobrevivência, falta da conscientizaçãoe todos os problemas emocionais gerados por esse ambiente rude em que todos os personagens estavam ali inseridos e gerados pela ignorância. Em sua primeira tentativa desesperada, mostra a sua inocência sobre o quê poderia encontrar além dos portões. Após ter sido estuprada por seu marido, mesmo pedindo que aguardasse para que houvesse um relacionamento afetivo, vai à busca da trilha em sentido aolitoral com intenção de embarcar nas caravelas para Portugal, e nesse momento encontra mais violência e quase é estuprada por homens que foram assassinados por seu marido, no momento a que encontra. Apesar de pedir perdão sofre violência de todos os tipos, e nesse capitulo podemos ver as diferenças culturais indígenas, não só na língua e sua grande dificuldade de comunicação que se torna inútil,mas nas habilidades inatas daquele povo configuradas na índia que cuida de suas feridas nos pés, através de plantas medicinais.

O filme aborda uma questão muito polêmica, a violência sexual. As relações sexuais era um verdadeiro estupro. A satisfação feminina não fazia parte da educação sexual daquela sociedade, a mulher era objeto do prazer masculino e da reprodução. Ainda nesta análise, ofilme enfatiza a relação incestuosa que era bem peculiar daquele contexto. Fica evidenciado no discurso do padre sobre a relação do colono com sua mãe.

Na continuidade, após ser retirada do castigo, sede ao marido como forma de redenção. Francisco a trata com mimos e Oribela recebe um espelho, ao se olhar, vê somente uma imagem simbolicamente distorcida de sua realidade. Com a visita de Ximenoem sua casa, mostra interesse pelo comerciante que a retribui e Francisco nota a ligação entre os dois, o quê deixe furioso. Ao abrir o baú se depara com moedas de ouro o que reflete a sua maior obsessão a fuga. Reconquista a confiança de Francisco até que se disfarça com roupas masculinas e vai encontro de Ximeno, pedindo ajuda para o embarque em destino a Portugal. A partir desse momento nasce...
tracking img