Resenha critica do artigo bases neuropsicologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BASES NEUROPSICOLOGICAS DA APRENDIZAGEM

A organização lógica deste estudo, primeiramente é a apresentação das bases neuropsicológicas da memória e da aprendizagem. Na sequencia, a exposição dascontribuições do conhecimento sobre as bases neuropsicológicas da memória e da aprendizagem, para a atuação dos educadores. Sabemos da importância da aquisição desse conhecimento para os profissionaisque lidam diretamente com as questões de ensino e aprendizagem, visto que esse fator tem implicações diretas com o desenvolvimento psicológico do aprendiz.
O estudo dos processos da memória e suacorrelação com a aprendizagem vêm sendo renovada por rápidos avanços científicos. Nos últimos anos, novas tecnologias funcionais passaram a permitir que fizéssemos observações, pesquisas experimentaismais profundas nas estruturas cerebrais do ser humano. A tomografia, muito acessível nos dias atuais, é um exemplo. No entanto, ainda temos muito a caminhar no campo vasto da psique humana, que envolvema memória e aprendizagem, visto ser algo muito complexo.
Devemos iniciar o trabalho de reconhecimento das bases neuropsicológicas da memória e da aprendizagem, identificando o sistema nervoso dosorganismos superiores que englobam o sistema nervoso central - formado pela medula espinhal e o encéfalo. De acordo com as pesquisas, é no cérebro que ocorrem todos os fenômenos do processo de memóriae indispensável à aprendizagem.
As relações entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano são objetos de estudo da neuropsicologia, a qual tem o intuito de relacionar a psicologiacognitiva com as neurociências.
A aprendizagem é definida como uma mudança de comportamento resultante de prática ou experiência anterior. Também pode ser vista como a mudança de comportamentoviabilizada pela plasticidade dos processos neurais cognitivos. Devido ao fato da aprendizagem ser constituída por processos neurais, é de grande valia fazer uso da neuropsicologia como ferramenta de estudo...
tracking img