Resenha critica da etica e a responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos difusos constituem direitos transindividuais, ou seja, que ultrapassam a esfera de um único indivíduo, caracterizados principalmente por sua indivisibilidade, onde a satisfação do direitodeve atingir a uma coletividade indeterminada, porém, ligada por uma cirscunstância de fato. Por exemplo, o direito a respirar um ar puro, a um meio ambiente equilibrado, qualidade de vida, entre outrosque pertençam à massa de indivíduos e cujos prejuízos de uma eventual reparação de dano não podem ser individualmente calculados.
1. "Prerrogativa jurídica cujos titulares são indeterminados,difusos. Um direito difuso é exercido por um e por todos, indistintamente, sendo seus maiores atributos a indeterminação e a indivisibilidade. É difuso, p. ex., o direito a um meio ambiente sadio."
Esperoter contribuído.
Abraços,
1. Cara colega Luciana, estou cursando o 8º período de Direito e a priori estou pensando em escrever minha monografia no Direito Ambiental. No que dis respeito aosignificado de "Difuso" posso lhe afirmar que é direito da coletividade. O direito Ambiental por exemplo, visa tutelar a coletividade daí é um direito difuso, para todos.
Ex tunc" - expressão de origem latinaque significa "desde então", "desde a época". Assim, no meio jurídico, quando dizemos que algo tem efeito "ex tunc", significa que seus efeitos são retroativos à época da origem dos fatos a elerelacionados:
• As decisões definitivas no controle concentrado têm, em regra, efeito ex tunc.
"Ex nunc" - expressão de origem latina que significa "desde agora". Assim, no meio jurídico, quando dizemosque algo tem efeito "ex nunc", significa que seus efeitos não retroagem, valendo somente a partir da data da decisão tomada:
• A revogação de ato administrativo opera efeitos ex nunc.

Arepristinação ocorre quando uma lei é revogada por outra e posteriormente a própria norma revogadora é revogada por uma terceira lei, que irá fazer com que a primeira tenha sua vigência reestabelecida...
tracking img