Resenha critica boa ventura

Resenha Critica.


SANTOS, Boaventura de Souza; Um discurso sobre as ciências, 5ed. Malheiros.


O assunto do livro em questão é sobre as ciências socias e as ciências naturais, sujeito eobjeto, homem e animal.
No século XVI as ciências sociais e as ciências naturais eram bem distintas. Nas ciências sociais eram as relações entre os homens e as ciências naturais entre osanimais.
Sujeito é o cientista e o objeto é o seu método ou as suas leis.
Um caso específico é o de Newton que sobre a queda dos corpos de Galileu, fez a síntese da ordem cósmica que levou aconsciência filosófica que lhe conferiram Bacon e Descartes.
Kepler escreveu sobre estas leis a harmonia do mundo: “Perdoai-me mas estou feliz; se voz zangares eu perseverarei; (...) o meulivro, diz, ele, pode esperar muitos séculos pelo seu leitor. Descartes, nessa maravilhosa autobiografia espiritual que é o discurso do método e a que voltarei mais tarde, diz, referindo-se ao método porsi encontrado: “Porque já colhi dele tais frutos que embora no juízo que faço de mim próprio procuro me sempre inclinar-me mais para o lado de desconfiança do que para o da presunção, e embora,olhando com olhar de filósofo as diversas ações e empreendimentos de todos os homens, não haja quase nenhuma que não me pareça vã e inútil, não deixo de receber uma extrema satisfação com o progresso quejulgo ter feito em busca da verdade e de conceber tais esperanças para o futuro que, se entre as ocupações dos homens, puramente homens, alguma já que seja solidamente boa e importante, ouso crer que éaquela que escolhi”. (p. 23)
Bacon já diz que, a ciência fará da pessoa humana “o senhor e o possuidor da natureza”. (p. 25)
A diversão primordial é a que distingue entre “condiçõesiniciais” e “leis da natureza”. As condições iniciais são do reino da complicação, do acidente e onde é necessário selecionar as que estabelecem as condições relevantes dos fatos a observar; as leis da...
tracking img