Para Entender o Poder_Noam Chomsky_Resenha Crítica

2427 palavras 10 páginas
1

Resenha Crítica de Livro – 10 Mar 14

Autor da resenha: JOSÉ PLACÍDIO MATIAS DOS SANTOS
CHOMSKY, Noam. Para entender o poder: o melhor de Noam Chomsky. 1a edição. Rio de
Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 546 p.
1 INTRODUÇÃO
A obra é uma tradução de “Understanding Power – the indispensable” Chomsky e consiste em uma série de entrevistas dadas pelo autor, entre 1989 e 1999, compiladas e organizadas por Peter R. Mitchell e John Schoeffel.
Noam Chomsky é professor e ativista político. Nasceu na Filadélfia, EUA, em 7 Dez
1928. Foi pesquisador na Universidade de Harvard, onde realizou suas pesquisas de linguística, entre
1951 e 1955. Na Universidade da Pensilvânia, tornou-se Ph.D. ao publicar tese sobre uma teoria que revolucionou o estudo da linguística, passando a lecionar no Massachusetts Institute of Technology1.
Noam é um crítico das ações americanas, considerado um dos mais notórios intelectuais da atualidade. Nessa obra, apresenta uma visão diferente e inspiradora sobre temas como a política externa norte americana, o papel da grande mídia, as grandes corporações e conglomerados econômicos, as interações sociais, a educação norte-americana e o ativismo político.
Com claro viés de esquerda, o autor instiga à reflexão sobre diversos episódios de relevo, como a Guerra do Vietnã, a Guerra Fria, a Guerra do Golfo, as intervenções americanas na América
Central e as interações com Israel e com os países do Oriente Médio. Critica o governo americano, acusando-o de praticar e apoiar, mais do que todas as nações juntas, o terrorismo mundial.
O autor pretende que as pessoas percebam as verdadeiras motivações da política dos governos americanos e se organizem para se contrapor ao imperialismo moderno, fomentando as lutas populares como o único meio viável de se chegar à justiça social. Usando uma linguagem clara, com uma narrativa simples e esclarecedora, Chomsky transforma ideias e conceitos complicados em estarrecedora realidade factual, buscando

Relacionados