Resenha corina portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: João Antonio do Amaral Ramires Filho
Curso: Direito
Data: 24/09/2009
Disciplina: Direito Penal I
Turma: 2º NB

1) Referências:

FERNANDES, Josué Correâ. Corina Portugal:História de Sangue & Luz. Ponta Grossa: Gráfica Planeta. 2.ed. 2007.

2) Qualificações do Autor:

Josué Correa Fernandes, advogado, juiz de Direito aposentado, pesquisador e escritor, oAutor escreveu outras seis obras, todas relacionadas com o Estado do Paraná.

3) Resenha:
A historia de Corina Portugal se deu no final do século dezenove, ainda no período imperial em nossopaís. Época na qual, os valores religiosos da família, casamento, adultério contavam com uma valorização exacerbada, estando, inclusive, o adultério, previsto como crime no vetusto código penalimperial.
A menina Corina, filha de uma família eminente na sociedade carioca, perdeu a mãe, ainda nos primeiros anos de sua infância, ou seja, nunca teve a figura materna genuína. Seu pai, como informao autor Corrêa Fernandes, não se sentia seguro, nem contava com o tempo necessário, para a criação da filha que passou a viver com a avó. Contudo, a primeira figura materna de Corina logo faleceutambém, sendo a mesma enviada para a casa de uma tia, onde viveu até os quinze anos.
Corina estudou em um tradicional colégio católico da capital do império, a menina foi instruída para ser um exemplode esposa e mãe, imersa sempre no conteúdo de leituras românticas, qual Luiza a espera de sue príncipe encantado Basilio,
Com quinze anos apaixona-se por um farmacêutico que, desde logo, mostra-semau caráter. Rapaz interessado no dinheiro e nas facilidades que conseguiria na família da garota. Casa-se com alguma resistência do pai da noiva que obriga que exista a separação de bens. Semsucesso na vida financeira, o marido maltrata Corina, pedindo que se afaste de seu pai, contrai dividas com a família da esposa e tenta de todas as formas, utilizar os bens deixados a esposa por sua...
tracking img