Resenha: condessa de barral - a paixão do imperador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIORE, M. L. M. Condessa de Barral: A paixão do Imperador. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. 260p.

Filipe Cesar da Silva*


Com mais de 20 livros publicados sobre a História do Brasil que envolvem temáticas sobre cultura, colônia, comportamento, vida privada, família, mulher, criança, corpo e sexualidade: Mary Lucy Murray Del Priore, historiadora, escritora e vencedora de vários prêmios,entre eles o Prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas, com História das Mulheres no Brasil, Prêmio APCA 2008 pela obra O Príncipe Maldito e o mais recente Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional 2009 pela obra Condessa de Barral, no qual iremos discorrer; marca-se como uma historiadora que conseguiu atingir um público mais amplo e popular, sem perder, digamos, o total “rigor acadêmico”. Atravésde suas obras que chamam a atenção do grande público para a questão da história do Brasil, a historiadora e escritora escreve sobre personagens e temas que instigam a curiosidade e o saber do público em geral.
Por meios de cartas, diários e relatos é que Mary Del Priore nos apresenta à fascinante e curiosa “biografia” de Luisa Margarida Portugal e Barros, aquela que seria conhecida como a Condessade Barral, na qual leva o titulo do livro. Lançado em 2008 pela editora Objetiva, em suas 260 páginas a autora nos leva ao mundo da corte imperial através de uma história narrativa que articula o romance proibido vivido por Condessa de Barral e o Imperador Dom Pedro II ao tempo que se registra detalhes interessantíssimos do império brasileiro, acontecimentos políticos, revoluções e importantesfatos históricos. Além das fontes já citada em que a autora utiliza para a elaboração de sua obra, o livro é embasado em vasta documentação e bibliografia nacional e internacional, que dão fôlego a sete capítulos sobre as diferentes fases da vida da Condessa, objeto de estudo primordial da autora.
Em linhas gerais, Condessa de Barral: A Paixão do Imperador, trás ao leitor o enigmáticorelacionamento do Imperador do Brasil, Dom Pedro II, ocupante do trono brasileiro entre 1841 e 1889 com Luisa, a Condessa de Barral, uma das figuras femininas mais originais e interessante de seu tempo, segundo a própria analise da autora. Nascida em Salvador, em 1816, Luisa era nove anos mais velha que D. Pedro II, a autora caracteriza Luisa como uma mulher a frente do seu tempo, de personalidade forte,culta, poliglota e extremamente vaidosa e elegante para os padrões da época. O clímax da história fica por conta do romance proibido vivido pelo Imperador e a Condessa, ambos casados. D. Pedro encontrava em Barral uma inteligência inquisitiva, uma amante dos livros, das línguas, da cultura, qualidades estas que colocavam em franco contraste com a Imperatriz Teresa Cristina, com quem o imperador eracasado. A ligação entre o Imperador e a Condessa foi, sobretudo, intelectual. Mas, nada disso, significa que, não tenha havido também um intenso relacionamento carnal, entre 1856 e 1864, quando Luisa, na condição de preceptora das princesas Isabel e Leopoldina (filhas de D. Pedro com a Imperatriz), tinha livre trânsito pela corte imperial. A relação entre encontros e desencontros durou 34 anos, e,segundo a constatação da autora, foi um amor sublime que procurou desprezar o desejo físico, nestes tempos considerados desonroso, principalmente para Condessa, já que o adultério feminino representava uma violação imperdoável da lei na ‘terra’ e no ‘céu’.
Não é de hoje que temas como traição, romances proibidos e segredos sórdidos, atiçam o interesse do leitor, entretanto, a obra de Mary DelPriore destaca-se por articular esses temas a personagens importantes de nossa história. Seguindo a estrutura do livro, apresentaremos o que autora nos trás em cada capitulo sobre essa, no mínimo, curiosa história.
O Nascimento da Camaleoa, primeiro capítulo do livro, como o próprio nome indica, trata-se do nascimento de Luisa, em 13 de Abril de 1816, na cidade de Salvador - Bahia. A autora...
tracking img