Cidadania no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARVALHO, José Murilo de. D. Pedro II. Coleção Perfis brasileiros. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
Bolsista: Samantha Souza Prof.: Margarida de Souza Neves Departamento de História – PUC - Rio

Autoria:
a audácia de pronunciar-se sobre si mesmo e os demais, de atrever-se a dizer quem é seu eu, com todos os riscos e perigos. Em suma: transfigurar sua carne e seu espírito em Joséum espelhotextual” (LOUREIRO: 1991. p. 5). Murilo de Carvalho é Doutor em Ciência
Política formado pela Universidade de Stanford, trabalhou como professor e pesquisador em várias Universidades fora do Brasil. Hoje é professor titular do departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi autor de vários livros, dentre eles: A formação das almas: O imaginário da República no Brasil (1990)e Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi (1987). Ganhou o Prêmio Casa de las Américas por seu livro Cidadania no Brasil: O longo caminho (2004). Ë membro da Academia Brasileira de Letras e também da Academia Brasileira de Ciências.

Natureza do Texto:

Segundo o próprio autor é uma biografia que busca apresentar os dois lados do Imperador D. Pedro II, o homem Pedro deAlcântara tímido e ávido por conhecimento, que detestava toda a pompa do poder, e o outro a autoridade suprema do Brasil, o imperador. “Foi um Habsburgo perdido nos trópicos”.(p.9)

Tese Central:
a audácia de pronunciar-se sobre si mesmo e os demais, de atrever-se a busca é seu eu, com todos os riscos José Murilodizer quemdesenvolver a idéia e perigos. Em suma: transfigurar sua carne e seuespírito em de que D. Pedro II preparou o Brasil p. 5). um espelho textual” (LOUREIRO: 1991.

para democratização, que através de suas realizações, tais como: a abolição da escravatura, e que também ele teria de certa forma “estabelecido as bases para um sistema representativo graças á ininterrupta realização de eleições e à grande liberdade de imprensa”.(p.9)

Interlocução e Estrutura do texto:Não fica claro com quem o autor faz sua interlocução.

Paratexto:
Resumo do livro nas orelhas do livro e uma pequena biografia do autor Sumário com os títulos dos 31 capítulos No meio do livro há oito páginas não numeradas com iconografias da família real e políticos do Segundo Reinado. Ao final estão uma cronologia da vida de D. Pedro II, um índice onomástico e um texto com indicaçõesbibliográficas.

Capítulo 1: D. Pedro II e Pedro d’ Alcântara

Retrospecto do Segundo Reinado Neste primeiro capítulo José Murilo diz o que pretende com o livro, qual é sua tese central.
O objetivo do livro é marcar a diferença entre duas faces de um mesmo homem, a do cidadão comum “cheio de contradições e paixões, amante das ciências e das letras, apaixonado pela condessa de Barral” e o outro oimperador, o chefe de Estado e apaixonado pelo Brasil. Que segundo o autor o governou com “os valores de um republicano, com a minúcia de um burocrata e com paixão de um patriota. Foi respeitado por quase todos, não foi amado por quase ninguém”.[p.10] Ou seja, perfeito e por isso incompreendido!!!!!!

Capítulo 2: Órfão da Nação

Neste capítulo o autor trata no início do capítulo sobre a frágilsaúde do imperador quando menino “magrinho e muito amarelo [...]. Herdara, ele e a irmã Januária, do pai, via Bourbon da Espanha, a epilepsia. Desde 1827 até as vésperas da maioridade, em 40 sofreu vários ataques. Já no exílio, se lembraria de um desses ataques, sofrido em 1833, descrevendo-o como uma ‘indigestão minha com convulsões e que quase matou-me’. Não era indigestão, mas um ataqueepilético, que foi, de fato, considerado pelos médicos da época como séria ameaça à vida do menino”[p.13] Visconde de Barbacena 1827.

Capítulo 30: “Nasci para as letras e pra ciência”

Neste capítulo há uma menção de que o imperador se dedicava aos estudos não apenas porque gostava, mas também para se afastar do que ele mesmo chamou de “tempestades morais”

“Muito me tem valido minha paixão...
tracking img