Movimento estudantil, estudante estagnado!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Sociais
Escola de Serviço Social
Oficina de Texto
Francirene Gripp de Oliveira


BELO HORIZONTE
NOV 2011
Movimentoestudantil, estudante estagnado!


CONEGUNDES, Ana Maria Corrêa; SANTOS, Waldeir Eustáquio dos. Movimento Estudantil. In: SEMINÁRIO DE COMEMORAÇÃO DOS 65 ANOS DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL, 10- Nov.2011, Belo Horizonte, PUC Minas.


“Que país é esse?”, “Pra não dizer que não falei das flores” e “Dias melhores”, esses três grandes sucessos da música nacional abriram o Seminário sobreMovimento Estudantil na comemoração dos 65 anos da escola de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, realizado pelo Diretório Acadêmico do curso. A abertura deste seminário propôsatravés da música apontar a história brasileira e a atualidade ao longo do tempo. Para tanto, as canções tematizaram respectivamente a revolta contra a corrupção, o período de Ditadura Militar e aEsperança de conquistar dias melhores para todos. O debate foi dirigido pelos Assistentes Sociais Ana Maria Corrêa Conegundes, assessora Parlamentar do Deputado Estadual André Quintão e por WaldeirEustáquio dos Santos, diretor suplente do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS).
Conegundes iniciou refletindo sobre o movimento estudantil dos anos 80, que teve sua consagraçãona redemocratização do Brasil, década de fatos marcantes. A Anistia e o fim do bipartidarismo em 1979, a eleição direta para governador em 1982 e o movimento Diretas Já entre 82 e 84. Em 88 apromulgação da Constituição e em 1989 a eleição direta para Presidente. Este contexto histórico traçado por ela, nos desperta para uma nostalgia do contexto político brasileiro da época, onde o Brasillentamente retomava os ares da liberdade. O movimento estudantil segundo a assessora parlamentar, nos anos 80 foi amplamente marcado pelo compromisso dos estudantes com a causa, com a qualidade de ensino,...
tracking img