O movimento estudantil na sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Titulo: O Movimento Estudantil na Sociedade Brasileira.

2. Introdução
Durante os anos da ditadura militar os movimentos populares no Brasil sofreram intensa repressão .
O períodomilitar revolucionou a população brasileira e foi uma fase bastante sombria na sua história. Os militares passaram a controlar o poder. Os sucessivos governos militares promoveram o desenvolvimento, masnesse processo reprimiram políticos de esquerdas, lideranças sindicais e os estudantes. Com a maior parte das lideranças cassada, presas ou exiladas, a bandeira revolucionaria passou para a mão dosestudantes.
Em 1964 os militares fecharam a UNE e as Uniões Estaduais de Estudantes (UEEs). Mas mesmo assim frequentemente as passeatas estudantis enchiam as ruas das principais cidades brasileiras. Oano de 1968 foi marcado pelo recrudescimento dos protestos de estudantes. Os estudantes levantavam bandeiras favor do ensino público e protestavam contra a ditadura. Para conter o movimento estudantilo governo proibiu as passeatas. As medidas repressivas não conseguiram reduzir as forças desse movimento, inconformados com a repressão que se abatia sobre o país os estudantes foram nesse tempo aprincipal força de contestação do regime.
Os movimentos ainda existem para lutar contra uma sociedade individualista e contribuir para o esclarecimento de alguma “deficiência” existente na educação.É de grande interesse que a classe do movimento estudantil atinja todos os jovens que querem exercer algum papel social, e tem o desejo de lutar e gritar por seus direitos em busca de uma sociedademais justa e igualitária. A figura do jovem desempenha um importante papel na base estudantil, é ele que não deixará morrer na sociedade os ideais conquistados para lutar por melhorias na educação.
Acontinuidade de projetos que visam a melhoria da educação e a qualidade do ensino nas instituições dependem da força desses estudantes e do conhecimento que eles tem sobre movimento estudantil, daí...
tracking img