Internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
11/6/2008

FATEC
Internet É um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro;

Internet

Todos os integrantes (computadores) devem “falar” a mesma língua. Ou seja, utiliza-se um conjunto de protocolos e serviços em comum para usufruir serviços de informação de alcance mundial.

FATEC

Internet

Introdução à Informática

Prof. Fábio Pessôa de SáINFORMATICA I

1

11/6/2008

FATEC
Internet A comunicação pode ocorrer sob diversas formas, dados puros, voz, vídeo, e a união de todos os componentes, ou seja, multimídia;

Internet

O “caminho” percorrido por um pacote de dados, por exemplo, nem sempre segue da origem direto ao destino. Percorrem caminho diversos, passando por ‘n’ computadores até o destino, visando o melhor trajeto.

FATECInternet Com a aparição e uso mais difundido das Intranets (integração de grandes empresas com a Internet) a utilização da mesma vem sendo cada vez mais diversificada; Na tentativa de diminuir o problema uma das soluções vêm sendo a tecnologia de banda larga, mais veloz, porém, ainda restrita a usuários dispostos a pagar um pouco mais pelo acesso à Internet.

Internet

2

11/6/2008FATEC
Pequena História da Internet A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos;

Internet

Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Reseach Projects Agency); Era uma rede do Departamento de Defesa norteamericano.

FATEC
Pequena História da Internet No auge da Guerra Fria, os cientistas queriam uma rede que continuasse funcionando em caso de umbombardeio; Surgiu então o conceito central da Internet: “Uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central”

Internet

3

11/6/2008

FATEC
Pequena História da Internet

Internet

O nome Internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser utilizada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos Estados Unidosdepois em outros países; Hoje ela é um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo inteiro

FATEC
Pequena História da Internet

Internet

O que essas redes têm em comum é o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol); Grupo de protocolos que a base da Internet até hoje.

4

11/6/2008

FATEC
Pequena História da Internet Internet pode ser definida como:Internet

• uma rede de redes baseadas no protocolo TCP/IP; • uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essa rede; • uma coleção de recursos que podem ser alcançados através desta rede.

FATEC
Pequena História da Internet Durante cerca de duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico; Em 1987 pela primeira vez foi liberado seu uso comercial nos Estados Unidos;Internet

5

11/6/2008

FATEC
Pequena História da Internet Mas foi em 1992 que a rede virou moda; Começaram a aparecer nos Estados Unidos várias empresas provedoras de acesso à Internet; Centenas de milhares de pessoas começaram a colocar informações na Internet, que se tornou mania mundial;

Internet

FATEC
A Internet no Brasil

Internet

Em 1988 a Internet chegou no Brasil poriniciativa das comunidades acadêmicas de São Paulo (FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e do Rio de Janeiro (URFJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC – (Laboratório Nacional de Computação Científica).

6

11/6/2008

FATEC
A Internet no Brasil

Internet

Em 1989 foi criada a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), com o intuito de iniciar e coordenar adisponibilização de serviços de acesso à Internet no Brasil; Foi criado também um backbone RNP, interligando instituições educacionais à Internet.

FATEC
A Internet no Brasil Em dezembro de 1994 foi iniciada a exploração comercial da Internet; A Embratel permitiu acessos discados à Internet e posteriormente (abril de 1995) acessos dedicados via RENPAC ou linhas E1.

Internet

Grande...
tracking img