Resenha - como o professor pode atuar com as diferenças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO O PROFESSOR PODE ATUAR, DIANTE DA FORMA DE APRENDER DE CADA UM DE SEUS ALUNOS.

Vivemos num momento em que a atenção para as necessidades dos alunos fica mais evidente e com isso, a reflexãosobre o papel da escola também passa a ser refletido. A escola, desta forma, não pode ser apenas transmissora de conteúdos e conhecimentos. Mais que isso, ela tem a tarefa de reconstruir o papel e afigura do aluno, deixando de ser um receptor, passando a ser o criador e protagonista do seu conhecimento. Levar o aluno a pensar e buscar informações para o seu desenvolvimento educacional, cultural epessoal é uma das tarefas primordiais e básicas da educação.
Porém, este trabalho é árduo, pois a aprendizagem é um fenômeno extremamente complexo, que envolve os aspectos cognitivo, emocional,orgânico, psicossocial e cultural de cada educando. Desta forma, a estrutura cognitiva do aluno tem que ser levada em conta no processo de aprendizagem, bem como suas vivências, seus sentimentos, suasexperiências. Toda essa bagagem que o aluno carrega consigo corresponde a um percurso de aprendizagem já percorrido, que não pode ser deixado de lado em sala de aula, sendo de fundamental importância naaprendizagem de novos conhecimentos.
Toda aprendizagem precisa ser significativa para o aluno, isto é, precisa envolvê-lo como pessoa, como um todo: ideias, inteligência, sentimentos, cultura esociedade. Este processo exige que a aprendizagem se faça de forma a integrar o universo de conhecimentos, experiências e vivências anteriores dos alunos; que se dê importância a motivar e interessar oaluno pelas novas aprendizagens com uso de estratégias apropriadas; que se incentive a formular perguntas e questões que de algum modo interessem ao aluno; que seja possível a este entrar em contato comsituações concretas e práticas do seu dia-a-dia.
É importante que o espaço escolar seja de emoções, afetividade, prazer. Os aspectos físicos do espaço, as pessoas próximas, a linguagem e os...
tracking img