Resenha - como se constituiu no brasil a rede de cidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFFONTAINES, Pierre. Como se constitui a rede de cidades no Brasil. In.: Boletim Geográfico. Rio de Janeiro: IBGE, v. 2, n. 15. 1943. p.p. 299-308.

Deffonteines e o surgimento das cidades no Brasil
Uma leitura importante e interessante não só para futuros planejadores urbanos brasileiros, pois se trata do primeiro texto voltado ao planejamento urbano brasileiro, mas também para apopulação em geral, pois trata da criação de nossas cidades e acaba revelando grandes curiosidades sobre as mesmas, e apesar de ter sido publicado em 1938, arremete a criação das cidades até os dias atuais, pois podemos notar que varias cidades que existem atualmente seguiram as descrições feitas por Pierre Deffontaines, no texto “Como se Constituiu no Brasil a Rede das Cidades” que é o segundocapítulo do Boletim Geográfico de Junho de 1944, ressaltando também a importância deste texto ser lidos por geógrafos em potencial, isto é, acadêmicos iniciantes de Geografia, devido à quantidade e facilidade de compreensão, das tipologias de criação das cidades, descritas pelo autor.
Seguindo então esse raciocínio voltado a tipologia da criação das cidades que é a base do texto em questão, Deffontainesexplana sobre os tipos de cidades criadas no Brasil, até aquele momento, e que o Brasil com uma característica própria cria as cidades do isolamento, mais por necessidade de socialização, do que por qualquer outro motivo econômico ou político. Passando pela questão da criação das cidades através de doações de grandes fazendeiros para constituição de igrejas, do inicio de cidades através dopatrimônio leigo, pela descrição da composição das cidades, a comparação com as “cidades” da Idade Média, a evolução das cidades e o crescimento das mesmas e de toda uma rede urbana, evolvendo as alterações ocorridas nas cidades.
O grande autor, Pierre Deffonteines, segundo Marieta de Moraes Ferreira, era francês, nasceu em Limoges em 21 de fevereiro de 1984. Desde muito cedo, demonstrou interessepela geografia e acabou por dedicar toda sua vida ao desenvolvimento deste campo de conhecimento.
Os primeiros estudos de Deffontaines foram, contudo, no campo do direito, licenciando-se nesta área em 1916, em Poitiers. Em seguida mudou-se para Paris e se tornou doutor em Geografia pela Sorbonne, em 1932, e Secretário Geral da Sociedade de Geografia de Lille, de 1932 a 1937.
Membrode duas comissões universitárias francesas enviadas ao Brasil na década de 30, que deram origem a criação dos cursos de Historia e Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Distrito Federal (UDF), desempenhou um papel importante nas relações culturais França-Brasil. Foi também um dos principais responsáveis pela criação da Associação dos Geógrafos Brasileiros, do ConselhoNacional de Geografia e da Revista Brasileira de Geografia. Promoveu, igualmente, a participação do Conselho Nacional de Geografia do Brasil no Comitê Internacional de Geografia. Alem da intensa atividade intelectual Deffontaines era um militante católico extremamente atuante. Integrava o grupo católico de Robert Garric, professor de literatura francesa.
Em 1939, foi nomeado diretor doInstituto Francês de Barcelona (IFB). Durante a Segunda Guerra Mundial, sob a vigência do governo de Vichy, sofreu severas perseguições, tendo sido obrigado a abandonar, juntamente com sua equipe de professores, o IFB. Nesse período, organizou um novo instituto francês na Catalunha, ligado diretamente ao governo francês sediado na Argélia e que funcionou clandestinamente durante o conflito. Após aderrota do governo de Vichy, Deffontaines recuperou a direção do IFB. Deffonteines morreu em 5 de novembro de 1978.
Voltando ao texto em questão, temos a divisão do texto em partes, iniciando a partir do motivo criação da maioria das cidades no Brasil, que teve suas cidades a partir do isolamento, da necessidade das pessoas em se socializar, se encontrar, portanto nasceu antes da vida...
tracking img