Estudo de caso asterix oberix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Burocracia – Filme Missão Arterix e Obelix

Questões sobre o Estudo de Caso:

1- Qual era a missão de Asterix e Obelix? Qual o nível de dificuldade da tarefa?

R- Entrar em um lugar que deixamas pessoas loucas e tinham que conseguir a permissão A-38 para seguirem a próxima tarefa. O nível era altíssimo, pois, os mesmos só recebiam orientações desencontradas.

2- Quais as dificuldadesencontradas por Asterix e Obelix para conseguir a permissão A38?
R- Subir e descer seis andares de escadas, entrar e sair de diversas salas e preencher diversos formulários de várias cores e recebendoorientações de diversas pessoas de forma confusas.

3- O que eles fizeram para resolver o seu problema?

R- Eles usaram da mesma burocracia que estavam sofrendo para resolver o seu problema.Inventaram uma circular e informaram aos funcionários do estabelecimento solicitando uma permissão A-39 que não existia deixando os funcionários loucos. Assim conseguiram a permissão A-38

4- Até queponto uma função da burocracia deixa de ser uma vantagem para a organização? Explique levando em conta as funções da página 164 do livro e as disfunções da burocracia (Merton) da página166.

R- Quando avantagem de ser eficiente torna-se formalismo excessivo e a despersonalização. Levando a ineficiência de disfunções da burocracia designando assim anomalias de funcionamento de processo.

5- Se aestrutura burocrática é tão problemática como diz o senso comum, por que as organizações continuam utilizando-a?

R- A experiência tende universalmente a mostrar que o tipo de administração deorganização puramente burocrático é, do ponto de vista puramente técnico, capaz de alcançar o mais alto grau de eficiência e é, neste sentido, formalmente o meio mais racional de levar a efeito um controleimperativo sobre os seres humanos.

6- Faça uma pesquisa na internet e cite dois exemplos de novas formas de organização (diferentes da teoria burocrática!):

 Motivação: Este conceito remete...
tracking img